O Edifício São Pedro, onde se instalou o antigo Hotel Iracema Plaza, deve continuar fazendo parte da história de Fortaleza. A estrutura será totalmente reformada e dará lugar a um importante equipamento para a cultura e economia cearenses. Estabelecido na década de 1950, o imóvel será desapropriado pelo Governo do Ceará para que no local seja implantado o Distrito Criativo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Entre outras atividades, o espaço deverá abrigar artesanato, artes visuais, design, gastronomia, literatura, música e cultura popular. Desta forma, além de manter de pé um dos prédios históricos mais conhecidos de Fortaleza, o Governo do Ceará vai proporcionar oportunidades para pessoas de todas as idades.
O governo estadual vê na atividade turística um dos elementos de maior destaque do Ceará, o qual dispõe de belezas naturais que, aliadas ao seu patrimônio cultural e histórico, formam um ambiente com grande força de atratividade. A vocação do povo cearense em realizar atividades que contribuem para a ampliação de sua riqueza cultural, econômica e social, também é levada em consideração.
Leia também | Olha o golpe: cabeleira é vítima de falso sorteio para final de semana em Jeri
O Distrito Criativo será gerido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), que tem por missão institucional fortalecer o Ceará como destino turístico nacional e internacional, de forma sustentável, com foco na geração de emprego e renda, na inclusão social e na melhoria da vida do cearense.
Uma história de impasses no edifício São Pedro
O edifício São Pedro tem cerca de 70 anos e fica num local privilegiado, na orla da Praia de Iracema. Foi um hotel de luxo e uma das primeiras construções com vários andares na orla de Fortaleza. Nos anos de 1990, alguns imóveis funcionavam como salas comerciais, mas existia uma área residencial com pequenos apartamentos, como o que pertence a Salvatore.
O tombamento foi iniciado em 2015, época em que a desocupação foi indicada e a interdição começou, de acordo com o proprietário minoritário. De lá para cá, o processo avançou pouco e os donos ficaram impossibilitados de fazer intervenções para conservar o local.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<