Ícone do site Portal GCMAIS

Cerca de um milhão de fortalezenses está com a vacina da Covid-19 atrasada, afirma secretária de Saúde

JC Entrevistas secretária da saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, traça perfil da gestão na pandemia e o papel da vacinação

Ana Estela foi entrevistada pelo jornalista Alexandre Medeiros. Foto: GCC

A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, foi a entrevistada no JC Entrevistas desta semana. O programa é veiculado no canal do GCMAIS no YouTube. No bate papo, a titular fez um balanço da gestão municipal no enfrentamento à Covid-19, falou sobre vacinação e destacou os desafios da pasta.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Foram dois anos extremamente difíceis, de muito aprendizado, de muito desafio, mas que também nos traz algum legado. Nada nessa pandemia pode ser dito como certeza. A gente está aqui no final de uma terceira onda podendo a qualquer momento ser surpreendido por uma nova variante que pode, ou não, ser um escape das vacinas existentes. Então, a gente está o tempo todo em alerta e vigilante. Foram dois anos de muitas incertezas”, destacou a secretária.

A ciência na pandemia

Na entrevista, Ana Leite reforçou a importância da ciência no enfrentamento à pandemia.

“O Ceará tem sido muito cauteloso. A gente se baseia em estudos, nos cenários epidemiológicos, a gente monitora diariamente não apenas dados epidemiológicos, mas dados assistenciais, circulação viral, número de casos, demanda diária das nossas unidades de saúde. A gente está realmente em um momento muito confortável do ponto de vista epidemiológico, não só de circulação viral e também de uma cobertura vacinal, que isso nos traz uma segurança maior”, pondera.

Flexibilização do uso de máscaras

Em conversa com o jornalista Alexandre Medeiros, que conduz o programa, Ana Estela traçou um panorama do cenário de vacinação na capital cearense sobre a possibilidade da flexibilização do uso de máscaras.

“Fortaleza hoje tem uma cobertura excelente na campanha de vacinação, mas não podemos baixar a guarda. A gente precisa continuar completando o esquema vacinal. No momento atual, a gente precisa ampliar ainda nossa cobertura de vacinação para que a gente tenha uma maior segurança para avançarmos nessas medidas de retomada da vida como era antes da Covid-19. Temos aí em torno de um milhão de pessoas com pendência de vacina. A vacina é o que temos de concreto no enfrentamento à pandemia”, afirma a secretária.

Confira a entrevista com Ana Estela Leite

Publicidade

Sobre Ana Estela Leite

Ana Estela Leite é titular da Secretaria da Saúde de Fortaleza (SMS).  Médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com residência em Pediatria no Hospital Infantil Albert Sabin e especialista em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica. Também possui especialização em Gestão Hospitalar e Organizações de Saúde pela UFC e em Auditoria para Profissionais de Saúde pela mesma universidade.

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Servidora municipal, admitida na Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2004, através de concurso público, tendo exercido funções médicas como pediatra na Atenção Básica, de gestão no Instituto Dr. José Frota e na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza como Coordenadora Geral das Regionais de Saúde e Secretária Adjunta.

Leia mais | JC Entrevistas: desembargadora Joriza Magalhães, nova integrante do TJCE, conversa sobre sonhos e carreira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile