19 DE MARÇO

São José: conheça a história do padroeiro do Ceará

O santo é considerado pelos católicos padroeiro dos trabalhadores e das famílias

Compartilhe:
19 de março de 2022
Portal GCMAIS

O dia 19 de março é conhecido desde 1621 como dia de São José, com o decreto do papa Gregório XV. O santo é padroeiro do Estado. José foi o pai de Jesus, segundo a Bíblia Sagrada, marido de Maria e carpinteiro. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

São José: conheça a história do padroeiro do Ceará
Foto: Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O Ceará passou a tê-lo como padroeiro em razão de ele ser também o protetor da primeira capital do Estado: Aquiraz. A cidade definiu seu padroeiro, segundo a igreja, após uma das primeiras embarcações a chegaram ao Ceará, por Aquiraz, terem trazido uma imagem de São José do Ribamar, que foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape.

Leia também | Biomédico é preso ao tentar fraudar documentos em cartório de Fortaleza

Conforme o texto bíblico, José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento. Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do recenseamento, lá Maria deu à luz ao Menino Jesus e José estava presente no nascimento.

São José é invocado também como o padroeiro dos carpinteiros. Na arte cristã ele é representado tendo um lírio na mão, representando a vitória dos santos. Algumas vezes ele aparece também com o menino Jesus ou nos braços, ou ensinando a Ele a profissão de carpinteiro.

O anjo, porém, deu novo aviso a José, em sonho. Com efeito, o anjo avisou a José que Herodes queria matar o menino Jesus e mandou-o pegar o menino e sua mãe e fugir para o Egito com eles. José obedeceu. Assim, a sagrada família foi para o Egito e viveram lá durante quatro anos. Após este tempo, o anjo avisou novamente a José em sonhos, dizendo que eles poderiam voltar para Nazaré porque Herodes tinha morrido. José obedeceu e levou a Sagrada Família novamente para Israel.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.