O uso de máscaras em locais abertos deixará de ser obrigatório no Ceará a partir da próxima segunda-feira (21). O anúncio foi feito pelo governador do estado, Camilo Santana (PT), em transmissão nas redes sociais, nesta sexta-feira (18). Na tarde deste sábado (19), o governo publicou o decreto com as novas regras no Diário Oficial do Estado (DOE). Entre as novas determinações, está a manutenção da obrigatoriedade do uso do equipamento em salas de aula e no transporte público.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Dever geral de proteção individual consistente no uso de máscara de proteção em ambientes fechados, como transporte público, sala de aula, cinemas, teatros e demais ambientes que não se enquadrem como abertos ao ar livre”, informa o decreto.
A liberação vale apenas para ambientes abertos, como praças, parques, ruas, calçadas, áreas de lazer, feiras, estádios de futebol e centros abertos de eventos. Conforme o decreto, locais abertos são aqueles que não são cercados ou delimitados por teto e paredes, divisórias ou qualquer barreira física, com ou sem janelas, destinados à utilização simultânea de várias pessoas.
Leia também | Ceará libera obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos
Uso de máscaras continua obrigatório em escolas e no transporte público no Ceará
Na semana passada, a gestão estadual havia adiantado sobre a possibilidade da flexibilização do uso de máscaras no Ceará.
“O decreto atual segue válido até dia 20 (domingo). Durante a semana, seguiremos acompanhando a evolução dos números para, na reunião da semana que vem, discutirmos a possibilidade de flexibilização do uso de máscaras em locais abertos. Reitero, mais uma vez, que todas as nossas decisões são baseadas na ciência”, postou o gestor estadual.