Nesta segunda-feira (21) comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. E uma programação diversificada em alusão ao Mês da Inclusão será realizada pelo Shopping Benfica, até esta segunda-feira (21). Oficinas, lojinha de artesanato, apresentações artísticas e rodas de conversa serão realizadas com intuito de conscientizar a população sobre a inclusão.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A data tem o objetivo de celebrar a vida das pessoas com a síndrome de down e destacar que elas precisam ter as mesmas oportunidades que os demais cidadãos. Estima-se que, no Brasil, existam mais de 270 mil pessoas nesta condição e que ela ocorre em 1 a cada 700 nascimentos no país.
Na segunda-feira, dia 21, data em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, o Shopping Benfica estará com a lojinha do evento Down aberta no 1° Piso, para visitação das 10h às 22h, com exposição de telas feitas por artistas com Síndrome de Down. No mesmo local, das 16h às 18h20, haverá rodas de conversas sobre os temas: “A atuação do Ministério Público na defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência”, “Empregabilidade e geração de renda para pessoas com t-21” e “Inclusão e cidadania: como cumprir esse dever rotineiramente com espontaneidade”.
Já na praça de alimentação do Shopping Benfica, das 16h às 18h, o público vai conferir uma exposição de telas e artistas plásticos pintando ao vivo. Logo depois, às 18h30, haverá o recital “Cordel da LBI – Lei Brasileira de Inclusão” de autoria de Tião Simpatia feito para a Pastoral da Pessoa com Deficiência. Na sequência, uma apresentação de bailarinos do Conservatório Cearense de Dança abordando o tema “Prevenção contra a IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis”. A programação encerra com apresentação do músico Luiz José com o seu cavaquinho de seis cordas.
A programação em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down acontece em parceria com diversas instituições de Fortaleza. O acesso é gratuito, mediante uso de máscara e apresentação do passaporte de vacina contra Covid-19.
Leia também | Terceira dose da vacina da Covid-19 passa a ser exigida a partir de segunda, no Ceará
Síndrome de Down
A Síndrome de Down representa aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual e, apesar disso, quem tem essa alteração genética, ainda sofre com o preconceito em relação à sua capacidade e, também, à própria natureza da síndrome, vista como uma doença, o que não é correto, segundo as autoridades de Saúde.
Também conhecida como Trissomia do Cromossomo 21, a Síndrome de Down é uma alteração genética. Dessa forma, ao invés de a pessoa nascer com duas cópias (ou dois pares) do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias — por isso a escolha do dia 21/03 como data comemorativa — ou seja, ela tem um cromossomo 21 a mais em todas as células. As pessoas com trissomia do cromossomo 21 têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
A Síndrome de Down se caracteriza por três componentes comuns a todas as pessoas que têm essa condição genética. O primeiro são os aspectos físicos. Essas pessoas têm olhos amendoados, rosto mais arredondado e menor e estatura mais baixa, por exemplo. O segundo é a fraqueza muscular, chamada também de hipotonia.
O terceiro elemento é a deficiência intelectual. Por ser inerente a todos os indivíduos que nascem com SD, a deficiência intelectual exige que essas pessoas sejam expostas a estímulos e incentivos variados, terapias e, assistência multiprofissional. O acompanhamento pelos pais ou responsáveis desde a infância é crucial para o desenvolvimento das pessoas com SD, assim como de qualquer outra pessoa.
Serviço
Programação em alusão ao Mês da Inclusão no Shopping Benfica
Data: até 21 de março, das 10h às 22h
Local: 1° Piso e Praça de Alimentação do Shopping Benfica
Endereço: Av. Carapinima, 2200 – Benfica – Fortaleza/CE.