Imagens de câmeras de segurança, divulgadas na manhã desta segunda-feira (21), mostram o momento exato em que um homem invade a Igreja de Santa Edwiges, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. No ato, o homem destruiu a imagem da padroeira, o ambão de granito, onde é feita a leitura e a mesa da credência, onde ficam os objetos litúrgicos durante as celebrações eucarísticas. Transtornado, o rapaz buscou quebrar as vidraças do local e invadir o segundo andar do templo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O valor estimado do prejuízo ainda não foi divulgado pela Igreja. O pároco Francisco Bezerra do Carmo acionou a polícia e registrou Boletim de Ocorrência. À polícia, o homem disse que estava sendo perseguido, por isso teria invadido a Igreja. “Provavelmente tenha sido uma alucinação”, avalia o padre, afirmando ainda que o homem disse que “imagens (como a de Santa Edwiges) não servem para nada”.
Veja o momento em que homem ataca Igreja de Santa Edwiges e destrói imagem da padroeira, em Fortaleza
Leia também | Homem invade Igreja e destrói a imagem de Santa Edwiges
A imagem de Santa Edwiges sofreu danos, principalmente na cabeça. Era uma peça de quase 2 metros de altura e pelo menos 25 anos presente na Igreja, desde o tempo do Padre Ferreirinha. A Santa é a padroeira dos pobres e endividados. Durante todos os dias os fiéis de toda a cidade visitam o local, em busca de pagar suas promessas, rezar e realizar suas devoções perante a imagem da Santa.
Após o ocorrido, o Padre Bezerra informou que reforçará a segurança do templo. “Vamos vê se é possível restaurar a imagem ou teremos de adquirir outra. Lamentamos profundamente o ocorrido e, em breve, vamos fazer um ato de reparação”, disse o pároco.
Confira a nota da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na íntegra:
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou a condução de um homem suspeito de dano, nessa sexta-feira (18), no bairro Moura Brasil – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) da Capital. Na ocasião, um homem de 32 anos com antecedentes por roubo adentrou em uma igreja e danificou um portão e imagens do local. O homem foi encaminhado ao 34º Distrito Policial da Polícia Civil do Estado do Ceará, onde foi autuado por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A delegacia é a unidade policial que segue à frente das apurações.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<