Até o dia 25 de março, municípios cearenses, incluindo Fortaleza, vão receber o Caminhão do Cidadão, equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).
O roteiro inclui as cidades de Icapuí e Uruoca, nos dias 21 e 22; e Aracati, nos dias 24 e 25.
Durante a semana de atividades, oito comunidades em cinco municípios cearenses receberão a visita do Caminhão.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De terça-feira (22) a sexta-feira (25), as comunidades de Jucá do Zé Vilar, do Umary, Riacho Doce e Açudinho, em Baturité, também recebem a visita.
No Caminhão do Cidadão é possível realizar os seguintes serviços: emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais, e orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital).
Em Fortaleza, o Caminhão estará na Praça do Santo Amaro, no bairro Bom Jardim.
Para ter acesso, os atendimentos acontecem das 8h às 16h30.
Leia também | Caminhão do Cidadão leva serviços de cidadania ao Bom Jardim
Documentação básica no Ceará
Em 2021, a SPS realizou mais de 2,2 milhões de atendimentos no Ceará, com média mensal de cerca de 185 mil pessoas que puderam contar com o serviço de emissão de documentos básicos no estado.
Os atendimentos foram realizados nas quatro unidades do Vapt Vupt (1.894.974 atendimentos nos equipamentos de Messejana, Antônio Bezerra, Sobral e Juazeiro do Norte), nas Casas do Cidadão (286.408 atendimentos na unidade do Shopping Benfica e na Casa da Assembleia Legislativa), e através do Caminhão do Cidadão, que percorreu 370 comunidades, em Fortaleza e no interior, contabilizando 41,2 mil atendimentos.
Vapt Vupts
São centrais de serviços que concentram, em único local, atendimentos de órgãos como Cagece, Detran, Pefoce, Sine/IDT, TRE e Defensoria Pública. Além disso, os cidadãos têm acesso à consulta ao SPC (CDL); inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que permite a inclusão no programa federal Bolsa Família; emissão de carteira de estudante; solicitação de seguro-desemprego, entre outros.
As emissões do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) são emitidas pelo site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).
Casa do Cidadão
As Casas do Cidadão funcionam na Assembleia Legislativa e no Shopping Benfica e fazem emissão da documentação básica (RG e CPF). Cada unidade pode ofertar serviços adicionais. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h. Na unidade da Assembleia Legislativa, há a emissão de folha-corrida. Já no Shopping Benfica, é ofertado também a emissão de CTPS, solicitação de seguro-desemprego e encaminhamento para vagas de emprego.
Caminhão do Cidadão
Serviço itinerante, que percorre comunidades de Fortaleza e do interior levando emissão de documentação básica à população. Entre os serviços oferecidos, estão emissão de documentos de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
A solicitação pode ser feita pelo telefone (85) 98616-7381 e pelo e-mail caminhao.cidadao@sps.ce.gov.br.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<