Notícias

Confira as mudanças no trânsito no Centro de Fortaleza

A Rua Barão de Aratanha será bloqueada pelos próximos 20 dias para obras de esgotamento sanitário.

Compartilhe:
23 de março de 2022
Carlos Henrique
Confira as mudanças no trânsito no Centro de Fortaleza
Foto: Cagece

Pelos próximos 20 dias a Rua Barão de Aratanha, no Centro de Fortaleza, estará bloqueada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para viabilizar obras de esgotamento sanitário no local. O trânsito na área será desviado enquanto houver as intervenções.

O bloqueio será entre a Rua Antônio Pompeu e a Avenida Domingos Olímpio. A obra será realizada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Desvio

Quem trafega pela Rua Barão de Aratanha, com a mudança no tráfego, agora precisa entrar à direita na Rua Antônio Pompeu, à esquerda na Rua da Assunção, à esquerda na Av. Domingos Olímpio e à direita para retornar à Rua Barão de Aratanha.

Leia também | Cagece realiza obra no bairro Papicu; veja desvios e mudanças nos ônibus

Linhas de ônibus

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), apesar dos desvios no trânsito na área, não haverá impacto no itinerário das linhas de ônibus que circulam no Centro de Fortaleza.

Obras

A obra de esgotamento sanitário na Rua Barão de Aratanha será realizada em duas etapas. A intenção é substituir a rede coletora de esgoto para aumentar a vida útil da tubulação no local. O investimento, segundo a Cagece, é de R$ 127 mil.

Com o prazo inicial para conclusão previsto para 20 dias, a intervenção será feita em 327 metros de tubulação da rede coletora de esgoto.

Investimentos

O Plano de Investimentos da Cagece para o período 2021 a 2025 contempla os investimentos com recursos oriundos de fontes externas, financiamentos ou repasses dos governos federal e estadual e recursos próprios, além de recursos provenientes da tarifa de contingência, destinados às melhorias operacionais, com ênfase na redução de perdas, e expansão dos sistemas de água e esgoto.

Dentre os investimentos previstos, destacam­-se os seguintes:

  • Ampliação e Melhorias dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgoto de Maracanaú;
  • Execução das Obras de Ampliação do Sistema de Reservação e Macrodistribuição de Água da Região Metropolitana – Reservatório do Taquarão e Adutoras;
  • Ampliação do Sistema Adutor da Ibiapaba – Ramal Sul, na Unidade de Negócio da Bacia da Serra da Ibiapaba;
  • Ampliação e Melhorias da Estação Elevatória da Praia do Futuro – EEEPF2;
  • Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Fortaleza – Bacias do Cocó –
    Sub-­bacias CD4, CE4, CE5 e CE6;
  • Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Fortaleza – C7, C8, C9 e ETE Cocó;
  • Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Fortaleza – Bacias do Cocó – Sub-­bacias CD1, CD2 e CD3 (Meta 2);
  • Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Santana do Cariri, Massapê, Fortaleza, Tianguá, Horizonte, Itaitinga, Tauá, Viçosa do Ceará, Maranguape, Maracanaú, Cariré, Pacoti, Jijoca de Jericoacoara, Caucaia, Eusébio, São Benedito e Aquiraz;
  • Implantação de DMC’s em Fortaleza, Juazeiro, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Tauá, Quixadá, Itapiuna, Aracati, Caucaia, Paraipaba, Pacatuba, Eusébio, Horizonte, Maranguape, Aquiraz, Crateús, Barbalha, Missão Velha, São Benedito. Substituição de no mínimo 22km de redes de abastecimento de água e de 1.795.584 hidrômetros.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<