BALANÇO PARCIAL

Chuvas de março estão em torno da média no Ceará, diz Funceme

Neste segundo mês da quadra chuvosa, as macrorregiões com os maiores acumulados são o Cariri, Litoral de Fortaleza e Ibiapaba

Compartilhe:
24 de março de 2022
Portal GCMAIS

As chuvas de março no Ceará estão em torno da média. Conforme balanço parcial, o acumulado até esta quinta-feira (24) é de 209,3 milímetros.

Chuvas de março estão em torno da média no Ceará, diz Funceme
Foto: Marciel Bezerra

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a categoria representa o intervalo entre 172,6 mm e 241,08 mm.

Neste segundo mês da quadra chuvosa, as macrorregiões com os maiores acumulados são o Cariri, Litoral de Fortaleza e Ibiapaba, respectivamente com 305,4, 293,5 e 261,3 mm, sendo que somente a primeira apresenta, até este momento, precipitações acima da média.

As chuvas mais expressivas neste mês em relação a fevereiro, por exemplo, se deram, principalmente, pela maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações nesta época do ano.

Leia também | Operação mira servidores federais do Ceará suspeitos de fraudes em concursos

Mais chuvas em março

As macrorregiões Ibiapaba, a faixa litorânea e a porção centro-sul do Ceará deverão concentrar as principais chuvas do Ceará até o próximo sábado (26).

Segundo a Funceme, para esta quinta-feira (24), a tendência é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com as maiores precipitações esperadas para o Cariri, sul da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais, chuvas isoladas.

Já para sexta (25), os maiores acumulados de chuva tendem a ocorrer no centro-sul. No sábado (26), neste momento, a tendência é que o destaque seja a faixa litorânea, principalmente entre madrugada e manhã.

Conforme ainda a Funceme, em geral, as chuvas esperadas deverão acontecer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Cavado de Altos Níveis (CAN), que está sobre o Estado da Bahia, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.