A previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que as macrorregiões Ibiapaba, a faixa litorânea e a porção centro-sul do Ceará deverão concentrar as principais chuvas no Ceará até o próximo sábado (26).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para esta quinta-feira (24), a tendência é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com as maiores precipitações esperadas para o Cariri, sul da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais, chuvas isoladas.
Já para sexta (25), os maiores acumulados de chuva tendem a ocorrer no centro-sul. No sábado (26), neste momento, a tendência é que o destaque seja a faixa litorânea, principalmente entre madrugada e manhã.
Conforme ainda a Funceme, em geral, as chuvas esperadas deverão acontecer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Cavado de Altos Níveis (CAN), que está sobre o Estado da Bahia, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.
Leia também | Chuvas de março estão em torno da média no Ceará, diz Funceme
Chuvas no Ceará: Fortaleza ganha reforço no monitoramento
Um novo pluviômetro convencional foi instalado, nesta semana, no bairro Caça e Pesca, em Fortaleza. Com isto, a capital passa a ter três cinco dispositivos de monitoramento de precipitações.
Até então, os postos eram Castelão, Messejana, Pici e Água Fria. O novo pluviômetro já está em fase de testes, sendo monitorado com apoio da Guarda Municipal de Fortaleza.
Atualmente, a rede estadual da Funceme conta com cerca de 550 postos ativos. Em breve, o número deve aumentar, pois estão em processo final de licitação mais 100 pluviômetros, que serão usados tanto para novos postos, como para manutenção de outros.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<