Ícone do site Portal GCMAIS

Polícia investiga grupo hacker pró-Rússia por ataque ao site do Tribunal de Contas do Ceará

Polícia investiga grupo hacker pró-Rússia por ataque ao site do Tribunal de Contas do Ceará

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou a “Operação Traceable”, com o objetivo de apreender equipamentos eletrônicos (HDs, notebooks, celulares, pendrives) pertencentes a suspeitos da prática de crimes de invasão de sistema informático, perturbação/interrupção de serviço telemático e associação criminosa. O grupo é suspeito de ataque hacker ao site do Tribunal de Contas do Ceará (TCE).

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A operação ocorreu em quatro estados do Brasil: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O grupo também é investigado por ataques a sites de universidades da Ucrânia, em atos pró-Rússia, e sites governamentais da Indonésia.

Grupo hacker pró-Rússia: assista à reportagem do programa Cidade 190

Leia mais | Após sofrer ataque hacker, site da Polícia Federal sai do ar

Publicidade

Ataque ao site da Polícia Federal

Após sofrer um ataque hacker em dezembro de 2021, o site da Polícia Federal saiu do ar. O Lapsus$ Group, grupo hacker que assumiu o ataque ao site e sistemas do Ministério da Saúde, comentou sobre a falha no site, mas não detalhou se foi o responsável pela nova invasão.

“RIP PF”, escreveram os invasores em um grupo de mensagens divulgado pelos próprios hackers no site do Ministério da Saúde, usando a sigla para “rest in peace” (descanse em paz, em inglês). O Lapsus$ já havia publicado nesse grupo que o site da PF “parece não funcionar mais”.

Quatro dias depois do primeiro ataque, o site do Ministério da Saúde ainda permanecia fora do ar. O ConecteSUS, aplicativo que comprova a vacinação contra a Covid-19, também ficou sem funcionar.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile