O prefeito José Sarto anunciou, nesta terça-feira (29), um reforço nas ações do plano de trabalho preventivo para a quadra chuvosa em Fortaleza. Após dois dias de intensas chuvas na Capital, a Prefeitura confirmou que ampliará equipes de limpeza de canais, lagoas e bocas de lobo. Também serão intensificados os trabalhos de podas de árvores.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ainda na reunião sobre a Quadra Chuvosa, a Prefeitura de Fortaleza também confirmou que custeará horas extras de agentes de trânsito, da Guarda Municipal, da Defesa Civil e contará com equipes da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) atuando em áreas críticas e de risco. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito, na sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), logo após reunião do prefeito com representantes de secretarias que compõem o Comitê Municipal da Quadra Chuvosa.
Leia também | Terça-feira de chuva em Fortaleza
Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Público (SCSP), da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), da SDHDS, AMC e Etufor, além da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Plano de Trabalho da Quadra Chuvosa em Fortaleza
“Reunimos aqui todas as secretarias e órgãos que lidam com essa temática e determinamos que sejam reforçadas as atividades do Plano de Trabalho da Quadra Chuvosa. Esse é um esforço preventivo que realizamos desde dezembro do ano passado. Mas, com o grande volume de chuvas, percebemos a necessidade de reforçar as ações. Estamos determinando também uma ampliação da nossa força de trabalho, para atuar preventivamente e prestar melhor serviço à população diante de transtornos”, afirmou o prefeito.
O prefeito Sarto anunciou também a criação de um Comitê de Monitoramento e Acompanhamento, que atuará de plantão durante a madrugada, a partir das 20 horas, e contará com um representante de cada órgão municipal que atua na temática. O objetivo, segundo a Prefeitura, é dar agilidade à atuação municipal.
“Resolvemos criar um comitê de monitoramento. Esse grupo vai ter um representante de cada órgão municipal e estadual e vai atuar presencialmente. O objetivo dele é garantir a proteção de todos os fortalezenses”, ressaltou Sarto, pontuando também que as chuvas recentes ultrapassam a média histórica dos últimos 30 anos, cerca de 72% acima do registrado no mês de março.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
De acordo com o prefeito de Fortaleza, desde o início do plano de trabalho preventivo para a quadra chuvosa, já foram retiradas mais de 17 mil toneladas de lixo de lagoas, bocas de lobo, bueiros e canais. Até o momento, nenhuma ocorrência de deslizamento ou desalojamento foi notificada. Sarto garantiu que a Prefeitura possui a devida estrutura para acolher as pessoas em situações de emergência, tendo a possibilidade de disponibilizar equipamentos, logística de transporte e proteção alimentar.