PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Educadores de escolas católicas do Ceará participam de encontro sobre docência, contemporaneidade e identidade

O encontro promove uma reflexão a partir do tema "Pensar de novo: docência, contemporaneidade e identidade".

Compartilhe
Educadores de escolas católicas do Ceará participam de encontro sobre docência, contemporaneidade e identidade
Foto: GCMais

No sábado (2), a Associação Nacional de Educação Católica realizará o Dia ANEC Ceará, em formato presencial, no Colégio Santa Cecília, em Fortaleza. O evento reunirá educadores das escolas católicas do Estado.

Educadores de escolas católicas

O encontro promove uma reflexão a partir do tema "Pensar de novo: docência, contemporaneidade e identidade". O debate será desenvolvido em uma mesa-redonda com os professores Margarete Sampaio, Ana Ignez Belém e Luiz Távora.

Leia também: INSS suspende atendimento em agência de Fortaleza por 30 dias; veja onde ser atendido

O objetivo do encontro é ampliar conhecimentos e discutir conceitos sobre a docência na contemporaneidade, criando um espaço de diálogo acerca da constituição da profissão docente, da compreensão de aspectos fundamentais para a formação de professores e, sobretudo, da valorização da identidade docente.

PUBLICIDADE

Sobre os palestrantes

Margarete Sampaio é professora do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/Uece). A pedagoga é mestre em Educação Brasileira (UFC), doutora em Educação (UFPE) e tem pós-doutorado na PUC/SP. Além disso, ela é coordenadora do Grupo de Estudo Pedagogia de Paulo Freire (GEPAF) e integra a Cátedra Paulo Freire da UFPE e a Rede Freireana de Pesquisadores (PUC/SP).

Ana Ignez Belém Lima é psicóloga, doutora em Ciências da Educação pela USC/Espanha. Ela tem pós-doutorado em Saúde pela UFRN. É ainda professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Além disso, ela é coordenadora do Laboratório de Estudos da Subjetividade e da Saúde Mental.

PUBLICIDADE

Luís Távora Furtado é professor titular da Faculdade de Educação da UFC, atuando na graduação e pós-graduação. É também sociólogo (UFC), mestre em Educação e doutor em Sociologia (UFC). Foi diretor eleito da Faculdade de Educação por dois mandatos entre 2003 e 2011. É professor pesquisador do convênio de colaboração entre o programa de mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca, do programa de pós-graduação em Educação da UFC e do mestrado acadêmico Intercampi Fafidam/Feclesc da Uece.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
INSS suspende atendimento em agência de Fortaleza por 30 dias; veja onde ser atendido
SERVIÇO
INSS suspende atendimento em agência de Fortaleza por 30 dias; veja onde ser atendido
09 de out. de 2026 - 07:04
O que abre e fecha em Fortaleza no feriado de 12 de outubro? Veja os horários
FUNCIONAMENTO
O que abre e fecha em Fortaleza no feriado de 12 de outubro? Veja os horários
09 de out. de 2026 - 06:56
Siará Tech Summit: empresas cearenses buscam parcerias para entrar no mercado internacional
NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Siará Tech Summit: empresas cearenses buscam parcerias para entrar no mercado internacional
08 de out. de 2026 - 23:45