Nove pontos da orla marítima de Fortaleza estão próprios para banho, segundo novo boletim de balneabilidade divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), divulgado nesta sexta-feira (1º). As análises são feitas pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da gestão estadual.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Trechos para banho de mar em Fortaleza
O órgão monitora 32 trechos do litoral. O setor Centro se destaca por ter mais pontos em conformidade: cinco no total, entre a rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira, os espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa, o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro. O setor Leste tem três trechos próprios para a recreação primária, sendo: postos dos bombeiros 04 entre a Praça 31 de Março, e os postos dos bombeiros 06, 07 e 08.
De acordo com a Semace, os técnicos da Geamo seguem os critérios de balneabilidade utilizados e descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000.
A baixa disponibilidade de pontos indicados para banho pode estar relacionada à ocorrência de chuvas, pontua a pasta estadual. Nesse período chuvoso, a Semace informa que a intensidade de precipitações “pode contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carregados pelas águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem”.
Leia mais | Em novo balanço, Fortaleza tem março mais chuvoso desde 1973, aponta Funceme
Março chuvoso em Fortaleza
Na última quinta-feira (31), Fortaleza atingiu o maior acumulado para o mês de março considerando a série histórica desde 1973, ano de criação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Balanço parcial indicou que no mês choveu 638,4 milímetros, superando os 617,4 mm de março de 1986.
As chuvas da capital cearense representam ainda o maior acumulado entre os 184 municípios cearenses. Granjeiro e Várzea Alegre, ambos no Cariri, com 551,7 e 551,5 milímetros, respectivamente, seguem com os maiores registros.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<