Ícone do site Portal GCMAIS

Camilo Santana é o segundo governador a renunciar ao cargo antes do fim do mandato, no Ceará

Camilo Santana é o segundo governador a renunciar ao cargo antes do fim do mandato, no Ceará

Foto: Reprodução

A renúncia de Camilo Santana ao governo do Ceará antes do fim do mandato, oficializada neste fim de semana para, possivelmente, concorrer ao Senado, é a segunda na história do estado. O mesmo aconteceu há exatos 20 anos, em 2002, com o então governador e hoje senador da República, Tasso Jereissati (PSDB).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Naquele ano, quando estava no terceiro mandato à frente do governo do estado, Tasso renunciou ao cargo para concorrer a uma cadeira no Senado, disputa que venceu meses depois, em outubro de 2002. Na ocasião, assumiu a gestão estadual o então vice-governador Benedito Clayton Veras, conhecido como Beni Veras.

Pela Lei de Inelegibilidade, de 1990, ocupantes de cargos públicos que pretendam disputar uma vaga nas eleições deste ano para um cargo distinto do que ocupa precisam deixar a função até seis meses antes do primeiro turno. Portanto, a regra não vale para candidatos que buscam a reeleição. Neste ano, o prazo para deixar o cargo termina neste sábado (2).

Carta de renúncia do agora ex-governador Camilo Santana

Senhor Presidente,

Publicidade

Em cumprimento ao que dispõe o § 6º do artigo 14 da Constituição Federal, solicito que seja dado conhecimento à augusta Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que me afasto, definitivamente, do cargo de Governador do Estado para o qual fui eleito em 2014 e reeleito em 2018, a partir de 02 de abril 2022, desincompatibilizando-me no prazo previsto na referida norma constitucional.

Encerro essa missão, a mim confiada, agradecendo a todos e todas que nos ajudaram ao longo desses 7 anos e 3 meses. Aos Poderes Legislativo e Judiciário meu respeito e reconhecimento por agirem sempre em defesa do nosso Estado.

A todos os servidores públicos estaduais e à toda nossa equipe de Governo, agradeço por todo o comprometimento para que nosso Ceará avançasse cada vez mais, em benefício da nossa população.

À minha querida vice-governadora Izolda Cela, companheira incansável se todas as lutas, meu muito obrigado e o desejo de sucesso na honrosa missão que assume neste momento.

À minha família, pais, irmãos, minha esposa Onélia e meus filhos todo o meu amor e agradecimento por compreenderem meus momentos de ausência.

E a todos os meus irmãos e minhas irmãs cearenses minha gratidão eterna, por estarem sempre ao meu lado, em todos os momentos dessa jornada. Apresento a Vossa Excelência e aos eminentes Deputados e Deputadas, os protestos do meu respeito e alta consideração.

Camilo Sobreira de Santana
GOVERNADOR DO ESTADO

A Sua Excelência o Senhor

Deputado Estadual Evandro Sá Barreto Leitão
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

Leia também | Camilo Santana passa o governo do Ceará para Izolda Cela neste sábado (2); veja a carta de renúncia

Sair da versão mobile