SITUAÇÃO HÍDRICA

Castanhão está com maior volume de armazenamento desde 2015

Atualmente, segundo os dados do Portal Hidrológico do Ceará, da Cogerh, o reservatório encontra-se com 16,25% de seu volume total ocupado

Compartilhe:
2 de abril de 2022
Amanda Abdala

Em apenas um mês, o açude Castanhão quase dobrou o seu volume de água armazenada, indo de 8,35% para 16,25%, em um comparativo entre os os dias 1º de março e 1º de abril de 2022, de acordo com os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Castanhão está com maior volume de armazenamento desde 2015
Foto: Deivyson Teixeira/Divulgação Cagece

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As boas chuvas no Ceará durante o mês de março, que foi o melhor em precipitações desde a décadas de 1970, fez com que o nível do açude Castanhão, maior reservatório de água do Estado, atingisse o seu maior volume em quase sete anos, neste dia 1º de abril.

Atualmente, segundo os dados do Portal Hidrológico do Ceará, da Cogerh, o açude Castanhão encontra-se com 16,25% de seu volume total ocupado. A última vez em que esteve tão cheio foi em 4 de setembro de 2015, quando registrou 16,28% de reserva hídrica.

O Castanhão está localizado na região hidrográfica do Médio Jaguaribe, onde as chuvas de março ficaram 4,3% acima da média histórica. Neste ano, na região, foram observados 206.7 milímetros (mm) de chuva, superando os 198.1 mm esperados para o período.

Além do açude Castanhão

Na última resenha diária da Cogerh, referente ao dia 31 de março de 2022, 20 dos 155 açudes monitorados no Ceará estão sangrando. Outros quatro estão com 90% de sua capacidade. Mesmo com a boa média de chuvas do mês de março, alguns reservatórios ainda sofrem com a escassez. No estado, 15 estão com o volume morto e outros nove estão secos.

Leia também | 33% dos deputados estaduais cearenses trocaram de partido

A região hidrográfica de Banabuiú é a que possui a menor reserva hídrica do Estado, com apenas 7,2% de água armazenada. Em março, as chuvas na região ficaram 18,2% acima do esperado, mas não foram suficientes para alterar o cenário dos reservatórios da região.

Em uma análise estadual mais ampla, de acordo com a resenha diária da Cogerh, entre os dias 1º e 31 de março, o volume de água armazenado no Ceará foi de 3,94 bilhões de m³ para 5,35. O acumulado no mês de março foi de 7,5%, elevando a quantidade de água nos reservatórios cearenses para 28,8%.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.