Com o afastamento de Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela assume, neste sábado (2), o maior desafio de sua carreira, que marca também um fato histórico no Ceará: se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Estado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Natural de Sobral, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho tem 61 anos. É professora de carreira, além de psicóloga. Ocupa o cargo de vice-governadora desde 2015, na eleição vencida por Camilo Santana. Antes, foi titular da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) na gestão do governador Cid Gomes. É casada com Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral.
Izolda iniciou sua trajetória política em 2001, quando assumiu o cargo de Subsecretária de Desenvolvimento da Educação na gestão municipal de Sobral. Seguiu no cargo de 2004. Entre 2005 e 2006, foi Secretária de Educação de Sobral.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A vice-Governadoria exerce um papel de coordenação executiva de agendas do Pacto por um Ceará Pacífico, voltadas para a prevenção da violência, além do acompanhamento e apoio a políticas sociais desenvolvidas pelo Governo do Estado.
Em 2015, Izolda Cela foi governadora do Ceará por alguns dias
Em 2015, Izolda Cela tornou-se a primeira mulher a assumir o governo do Ceará. Foi de forma interina durante viagem de Camilo aos Estados Unidos. Agora, se torna a primeira mulher a ocupar a posição de forma efetiva.