BOLETIM HIDROLÓGICO

Ceará bate a marca de 23 açudes com capacidade máxima de armazenamento

As chuvas das últimas semanas contribuíram para o aumento no volume de parte dos açudes monitorados pela Cogerh

Compartilhe:
5 de abril de 2022
Roberta Fontelles

23 açudes do Ceará estão com 100% de volume e 28 estão com volume superior a 90% de sua capacidade, segundo último boletim emitido pelo Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). As chuvas das últimas semanas contribuíram para o aumento no volume de parte dos açudes monitorados pelo órgão.

Ceará bate a marca de 23 açudes com capacidade máxima de armazenamento

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Açudes com capacidade máxima no Ceará

O açude Sobral, na Região Norte, foi o último a atingir a capacidade máxima de armazenamento. Apesar dos bons índices de chuvas, o Ceará segue com os maiores reservatórios do Ceará totalmente secos. O Castanhão tem atualmente 16,77% da sua capacidade e o Orós, segundo maior do Estado, está em 38,93%. Já o Banabuiú está com 8,23% da sua capacidade total.

“Chegado o terceiro mês da quadra chuvosa cearense, o balanço parcial de aportes nos açudes do Estado é melhor se comparado aos números registrados no mês passado. Hoje, o volume geral nos reservatórios registra a marca de 30%. A situação é razoável, mas ainda de alerta”, informa o site da Cogerh. Ainda conforme a entidade, 62 reservatórios estão com volume inferior a 30%.

Leia mais | Fortaleza registra chuvas pelo 8º dia consecutivo; confira a previsão do tempo

Chuvas em Fortaleza

A previsão da Funceme indica que o início desta semana deverá seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões. A tendência é de alta possibilidade (entre 40 e 70%) até quarta-feira (6).

Entre terça (5) e quarta-feira (6), a expectativa é de precipitações concentradas na faixa litorânea entre manhã e tarde, com chances de chuva no Cariri, Sertão Central e Inhamuns, já entre madrugada e manhã.

Em geral, as precipitações esperadas deverão ocorrer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do Oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.