Vence na próxima segunda-feira (11) a terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022. Os boletos podem ser emitidos através dos aplicativos Ceará App e Meu IPVA. Quem preferir, pode gerar o documento no site da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os contribuintes precisam informar o chassi do veículo ou o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa. Depois disso, o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) será gerado.
O documento pode ser pago na Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil , Banco do Nordeste do Brasil, Santander, Itaú e em casas lotéricas. Quem tiver cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco podem usar esse recurso para fazer o pagamento.
Em 2022, quem optou por parcelar o IPVA em até cinco vezes vai contar com desconto de 5%. Já os que acumularam pontos programa Sua Nota Tem Valor podem ter descontos de até 10%.
As parcelas seguintes terão vencimento em 10 de maio e 10 de junho, respectivamente. O valor mínimo da parcela é de R$ 100. Metade da arrecadação vai para o município onde o veículo foi emplacado.
Os contribuintes que optaram pela cota única (527 mil) tiveram até o dia 31 de janeiro para efetuar o pagamento e tiveram 10% de desconto. A arrecadação desse grupo gerou R$ 368 milhões nos cofres públicos estaduais.
Leia também | Secretaria da Saúde mantém postos de testagem gratuita para Covid-19 em Fortaleza; saiba como o serviço funciona
Isenção do IPVA 2022
Têm direito à isenção do IPVA pessoas com deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.