As vacinas contra gripe, sarampo e covid-19 podem ser aplicadas ao mesmo tempo. A afirmação é do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A campanha de imunização contra gripe e sarampo começou nesta segunda-feira (4) em todo o país. Nessa primeira etapa, vacinam os idosos e trabalhadores da área da saúde.
Queiroga disse que há um temor que doenças que já foram erradicadas possam voltar ao Brasil. É o caso da poliomelite. E o motivo da preocupação é com a queda da vacinação de crianças que o Brasil registra, como mostram os dados da pasta.
Vacinas contra gripe, sarampo e Covid-19
O Ministério da Saúde distribuiu cerca de 80 milhões de doses da vacina da gripe para todo o país. A vacina contra influenza será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Marcelo Queiroga convocou a população a comparecer aos postos de saúde para imunização e lembrou que a vacinação evita internações e complicações de casos graves da doença.
Nesta primeira etapa o público alvo são idosos e trabalhadores da saúde. A partir de 03 de maio a campanha será ampliada. Será a vez de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Gestantes e puérperas, Povos indígenas, Professores, População privada de liberdade, pessoas com comorbidades e deficiência permanente também estão incluídos.
O dia D de mobilização nacional da campanha está previsto para 30 de abril.
Leia também | Vacinação contra sarampo e gripe começa nesta segunda (4) no Ceará; veja quem pode se imunizar