O mês de abril – terceiro da quadra chuvosa no estado – já começou e o balanço parcial de aportes nos reservatórios cearenses é melhor se comparado aos números registrados em março. Hoje, o volume geral nos açudes registra a marca de 30%. A situação é razoável, mas ainda de alerta.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As precipitações das últimas semanas contribuíram para aumento no volume de parte dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). A porção norte do Estado, a faixa litorânea e as bacias do Acaraú e Coreaú, registram bons índices de aportes, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos.
A situação é diferente, entretanto, para as regiões das bacias hidrográficas do Banabuiú e do Curu, na porção central do estado, onde ainda não há acúmulos expressivos, conforme Bruno Rebouças, diretor de operações da Cogerh.
“Nós estamos numa situação um pouco melhor, é mais promissora, mas esperamos que as chuvas dos próximos meses possam trazer mais conforto pra população”, explicou Rebouças.
Leia também | Ceará bate a marca de 23 açudes com capacidade máxima de armazenamento
Nível dos reservatórios cearenses
Bruno Rebouças pondera que os últimos anos de chuvas abaixo da média ou em torno da média e as consequentes baixas no volume dos reservatórios contribuíram para a demora na recuperação da situação hídrica do Estado – hoje, 62 açudes ainda estão com volume inferior a 30%.
Segundo último boletim emitido pelo Portal Hidrológico 23 açudes estão sangrando e 28 estão com volume superior a 90% da sua capacidade.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<