Ícone do site Portal GCMAIS

Bola de cabelo de 800g foi retirada do estômago de criança de nove anos

Bola de cabelo de 800g foi retirada do estômago de criança de nove anos

Foto: Freepik

Uma menina de apenas nove anos surpreendeu os médicos após uma bola de cabelo ser encontrada em seu estômago. A descoberta foi possível graças a exames mostrarem uma enorme massa em seu intestino que pesava o equivalente a uma lata de leite em pó.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Nancy Yadav foi internada com uma dor de barriga aguda depois de meses se sentindo mal na cidade de Gujarat, no oeste da Índia. A criança tem a chamada síndrome de Rapunzel. Por mais de um ano, sem contar para a família, ela comeu os próprios fios de cabelo, que ficaram emaranhados no estômago.

No hospital, Nancy foi examinada por médicos, que realizaram vários testes, incluindo uma tomografia computadorizada. Com eles, então, foi possível encontrar a bola de cabelos de 800g revestindo todo o estômago da criança.

“Embora a cirurgia seja essencial para remover a massa obstrutiva e aliviar os sintomas, é igualmente importante acrescentar uma opinião psiquiátrica e fornecer o aconselhamento necessário à paciente”, explicou o médico Rakesh Joshi, ao jornal The Sun.

Os especialistas a diagnosticaram com tricofagia, nome médico da síndrome de Rapunzel. A doença rara é perigosa porque o estômago não consegue digerir uma bola de cabelo, o que leva à formação de bolas de pelo no trato gastrointestinal, com partes da massa podendo se estender até o intestino delgado.

Publicidade

Leia também | Pesquisa Quaest/Genial: Lula 44%; Bolsonaro 29%; Moro 6% e Ciro 5%

A tricofagia é relacionada à pica, um distúrbio que causa uma vontade incontrolável de ingerir substâncias que não são alimentares. Os afetados podem comer sujeira, papel, barbante ou pó de talco, por exemplo.

Muitas vezes, os pacientes sentem uma dor agonizante antes de procurarem ajuda. Em alguns casos, a depender do que foi ingerido, o hábito pode ser fatal.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile