Nesta quinta-feira (7), é celebrado o Dia do Jornalista. Dia do profissional que busca a apuração das notícias para levar aos leitores, ouvintes, internautas e telespectadores as informações checadas e úteis para o cotidiano. Em tempos de disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, o trabalho dos jornalistas torna-se ainda mais necessário.
Por isso, neste dia, o portal GCMAIS tem como pauta os profissionais que trabalham com a informação no maior hub de produção de conteúdo jornalístico e de entretenimento do Ceará. São eles que diariamente apuram, produzem, checam e fazem história nos veículos do Grupo Cidade de Comunicação, promovendo um encontro de gerações, compartilhando experiências e, principalmente, fortalecendo a democracia.
Dinamismo
Karolina Maia é produtora de conteúdo do Grupo Cidade, responsável pela produção de reportagens dos principais telejornais da TV Cidade Fortaleza. Logo cedo, ela apura as notícias que abrem o dia e credita sua paixão pelo jornalismo ao dinamismo da profissão.
“Entrei na empresa há 5 meses e, desde então, me sinto super acolhida. Trabalhar no Grupo Cidade é muito satisfatório. Sou da turma da madrugada e é de suma importância ter a responsabilidade de contribuir com os telejornais da casa e colocar os ‘meus repórteres’ ao vivo. O Jornalismo é dinâmico, e eu amo a sensação de movimentação que ele causa em mim. O telejornalismo desde sempre foi minha paixão e eu me sinto muito realizada aqui. Parabéns a todos os jornalistas!”, finaliza.
Leia também | Dia do Jornalista: confira lindas mensagens para homenagear os profissionais
Dar voz à população
Valesca Vidal é editora do programa Cidade 190, um dos campeões de audiência da TV Cidade Fortaleza. Para ela, o sentido real da profissão é poder dar voz à população.
“Meu dia é bem corrido. No Cidade 190, a gente dá voz à população, ao que ela realmente precisa. A gente escuta aquela comunidade mais carente, sabe? Aquela mais esquecida. É lá que a gente quer chegar. Eu escolhi o jornalismo por isso, para realmente ajudar quem precisa. Todos os dias, faço isso com paixão. É o real sentido dessa profissão. Dar voz e garantir os direitos dessas pessoas”, diz Valesca.
Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.
Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.
Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. Foi também no dia 7 de abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<