PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Senado aprova indicação de dois novos diretores do Banco Central

Plenário também aprovou novo presidente da CVM

Compartilhe
Senado aprova indicação de dois novos diretores do Banco Central
Foto: GCMais

O plenário do Senado aprovou há pouco duas indicações para a diretoria colegiada do Banco Central (BC). O novo diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Dias de Brito Gomes, teve o nome aprovado por 48 votos favoráveis e 6 contrários. O futuro diretor de Política Econômica, Diogo Abry Guillen, teve a nomeação aprovada por 31 votos favoráveis, 6 contrários e uma abstenção.

Os dois diretores tinham sido indicados em dezembro pelo presidente Jair Bolsonaro e terão mandato até o fim de 2025, com possibilidade de renovação por mais quatro anos. Ao todo, a Diretoria do BC tem nove integrantes: o presidente Roberto Campos Neto e oito diretores. Cada membro tem um voto na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que decide a taxa Selic, juros básicos da economia.

Leia também: Brasil pode ultrapassar os EUA como maior potência agrícola, aponta projeção
PUBLICIDADE

Com 41 anos, Gomes formou-se em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), fez mestrado na mesma instituição e tem doutorado na Northwestern University, nos Estados Unidos. Atual economista-chefe da Itaú Asset Management, Guillen tem 39 anos, também tem graduação e mestrado pela PUC-Rio e concluiu o doutorado na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

A Diretoria de Política Econômica é uma das mais importantes do Banco Central, sendo responsável por monitorar as condições da economia e auxiliar o órgão a definir a taxa Selic. Desde o início do ano, a diretoria vinha sendo comandada interinamente pela diretora de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos do BC, Fernanda Guardado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

CVM

Por 40 votos a favor, 12 contra e 2 abstenções, os senadores também aprovaram a indicação do novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Barroso. Ele substituirá Marcelo Santos Barbosa, cujo mandato terminará em 14 de julho.

Professor universitário e doutor em direito comercial, Barroso trabalhou em escritórios de advocacia, com atuações em processos na CVM, no Banco Central e no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tanto os diretores do BC como o presidente da CVM tinham sido aprovados, no início da tarde, pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. As sabatinas e as votações estavam travadas desde o início do ano legislativo, em fevereiro.

Cade

O Senado também aprovou, na noite desta quarta-feira, a indicação de Juliana Oliveira Domingues para o cargo de procuradora-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A aprovação foi por 43 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A aprovação será comunicada à Presidência da República.

Leia também
Brasil pode ultrapassar os EUA como maior potência agrícola, aponta projeção
COMÉRCIO EXTERIOR
Brasil pode ultrapassar os EUA como maior potência agrícola, aponta projeção
12 de out. de 2026 - 18:47
Tony Bellotto diz que convive com câncer e explica por que não fala em cura
SAÚDE
Tony Bellotto diz que convive com câncer e explica por que não fala em cura
12 de out. de 2026 - 16:34
Nossa Senhora Aparecida: imagens registram luz do sol em capela e cena impressiona no dia da Padroeira
RELIGIÃO
Nossa Senhora Aparecida: imagens registram luz do sol em capela e cena impressiona no dia da Padroeira
12 de out. de 2026 - 12:07