Ícone do site Portal GCMAIS

Obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados será avaliada na próxima semana, garante Izolda Cela

Obrigatoriedade de máscaras em locais fechados será avaliada na próxima semana, garante Izolda Cela

Foto: Reprodução

A flexibilização do uso de máscaras em ambientes fechados será avaliada ao longo da próxima semana, garantiu a governadora Izolda Cela (PDT), nas redes sociais. O comitê vai analisar tanto os números da pandemia de Covid-19 quanto os indicadores de vacinação.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A análise foi feita em reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, nesta sexta-feira (8). É a primeira reunião do grupo liderada por Izolda após a posse.

Se a queda nos indicadores continuar, como tem sido nos últimos meses, a liberação de máscaras em ambientes fechados pode ocorrer. Em caso de decidirem nova flexibilização, a tendência é que o processo nos locais fechados seja gradual, começando em locais específicos. O principal empecilho tem sido o avanço muito lento da imunização com a terceira dose, abaixo do projetado pelo Governo.

Leia também | PSB indica Alckmin para vice de Lula em evento em São Paulo

Publicidade

Entretanto, Izolda informou que os números da Covid-19 seguem em queda em todo o Estado. Ela destacou que o Ceará precisa avançar na aplicação da dose de reforço, que ainda não atingiu 60%.

“Nosso comitê analisará, ao longo da semana, o comportamento dos números, tanto da pandemia como da sequência de imunização, para avaliar possível nova flexibilização do uso de máscaras”, disse.

Liberação em ambientes abertos

uso de máscara em locais abertos no Ceará não é mais obrigatório desde 21 de março. A decisão foi do então governador Camilo Santana, no dia 18 de março, quando ele atualizou as medidas do decreto de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O equipamento foi liberado em “ambiente ao ar livre, público ou privado, como praças, calçadas, parques, ruas, áreas de lazer, centros abertos de eventos, feiras, estádios de futebol e demais espaços que não sejam cercados ou delimitados por teto e paredes, divisórias ou qualquer barreira física, vazadas ou não, com ou sem janelas, destinados à utilização simultânea de várias pessoas”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile