NOVA VARIANTE

Ômicron XE: saiba mais sobre a nova variante da Covid-19 que chegou ao Brasil

Nesta quinta-feira (8), foi identificado o primeiro caso de mais uma variante do novo coronavírus no Brasil

Compartilhe:
8 de abril de 2022
Portal GCMAIS

Nesta quinta-feira (8), foi identificado o primeiro caso de mais uma variante do novo coronavírus no Brasil. O Instituto Butantan encontrou uma pessoa infectada com a subvariante denominada XE, que mistura duas modalidades da Ômicron.

Ômicron XE: saiba mais sobre a nova variante da Covid-19 que chegou ao Brasil
Foto: Cortesia Faculdade de Medicina da Universidade de Hong Kong

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A variante XE é uma combinação de duas cepas diferentes da Ômicron: BA.1 e BA.2. O primeiro caso foi mapeado na cidade de Londres, em janeiro deste ano. Segundo o Instituto Butantan, a taxa de crescimento da XE é 10% superior à da cepa BA.2.

Mesmo sendo apontada pela Organização Mundial da Saúde como cerca de 10% mais transmissível que a BA.2, os estudos sobre essa transmissibilidade da recombinação são iniciais. A OMS informou que ainda aguarda novas pesquisas sobre o assunto.

Apesar da XE ser uma mistura de duas sublinhagens da ômicron, não é a mesma coisa que uma pessoa infectada por duas variantes ao mesmo tempo. Neste caso, duas ou mais sublinhagens se combinam geneticamente e sofrem mutações até o surgimento de uma nova variante.

Caso da variante XE no Brasil

O caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde, que divulgou nota anunciando que recebeu a notificação do Instituto Butantan. A pasta acrescentou que “mantém o constante monitoramento do cenário epidemiológico da covid-19”.

No entanto, o Instituto informa que ainda não há evidências suficientes acerca de mudanças, vantagens e desvantagens da circulação a nova variante em aspectos como gravidade, transmissão e eficácia de vacinas já existentes.

O paciente é um homem de 39 anos, morador de São Paulo, que completou o esquema vacinal. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a doença foi manifestada por sintomas leves, confirmada por exame de PCR em 7 de março. O tratamento para controle da infecção foi realizado em casa e os órgãos de saúde prosseguem o monitoramento do caso. 

Segundo a plataforma Gisaid, que reúne dados de diversos países, foram registrados 473 casos da XE no mundo, três na América do Norte e 470 na Europa. 

Leia também | Covid-19: com 3ª maior cobertura vacinal do Brasil, Ceará tem redução de casos graves e óbitos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.