POLÍTICA

Cassação do mandato de Arthur do Val será votada nesta terça-feira, 12

O processo foi aberto após divulgação de falas sexistas do parlamentar sobre as mulheres ucranianas

Compartilhe:
12 de abril de 2022
Carlos Henrique

A cassação do mandato do deputado estadual por São Paulo Arthur do Val (União Brasil), conhecido como “Mamãe Falei”, será votada nesta terça-feira (12) pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Cassação do mandato de Arthur do Val será votada nesta terça-feira, 12
Foto: Alesp

O processo foi aberto após o vazamento de áudios em que ele faz comentários sexistas contra mulheres da Ucrânia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em seu canal no YouTube, o deputado lançou um vídeo em que pede a presença das pessoas que o defendem na Alesp no dia da votação. O vídeo, intitulado “Emergência”, foi divulgado no dia 8 de abril e teve mais de 450 mil visualizações.

“Eu não quero que ninguém ‘passe pano’ para mim e para o meu erro. Se você também acha que isso claramente não é pelo mérito da questão, mas por quem eu sou, eu vou pedir para você: você pode me acompanhar à Assembleia terça-feira? Eu vou lá, eu quero estar lá, olhando nos olhos de todo mundo, e mostrando o que está acontecendo”, declarou ele.

Leia também | Alesp: Conselho de Ética aprova abrir processo contra Arthur do Val

Entre as frases polêmicas divulgadas nos áudios vazados do parlamentar, Arthur afirma que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

Nove membros do Conselho de Ética devem apreciar o parecer de cassação de Arthur do Val e vão votar consensual ou separadamente. Depois dessa etapa, o processo será encaminhado ao plenário da Alesp. O resultado irá passar pela Mesa Diretora da Alesp, composta por três deputados (presidente, primeiro e segundo secretários). Em seguida, eles darão o aval para o caso seguir ao plenário.

Arthur do Val poderá sofrer as seguintes punições: advertência, censura veral ou escrita, perda temporária ou perda de mandato.

O caso

Arthur do Val foi à Ucrânia em meio à guerra no país e chegou a postar uma foto nas redes sociais onde estaria ajudando a produzir coquetéis molotov para combater os russos.

Ao deixar o país, na fronteira com a Eslováquia, o deputado enviou um áudio a amigos, elogiando a beleza das refugiadas ucranianas. Em seguida, afirmou que pretende voltar ao Leste Europeu e disse que as mulheres lá são “fáceis” por serem pobres.

“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”, disse ele no áudio.

Na chegada ao Brasil, o deputado deu entrevistas confirmando ser o autor do áudio e retirou sua pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo. Ele afirmou ter cometido “um erro em um momento de empolgação”.

“Não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro em um momento de empolgação. A impressão que está passando aqui é que eu cheguei lá, tinha um monte de gente, e eu falei ‘quem quer vir comigo que eu vou comprar alguma coisa’. Não é isso. Eu fui pra fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.