Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza ganha mais uma unidade do Cuca, no Pici

Fortaleza ganha mais uma unidade do Cuca, no Pici

Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

Foi inaugurado nesta segunda-feira (11) o novo Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) no bairro Pici, em Fortaleza.

Com essa inauguração, a capital cearense passa a contar com cinco equipamentos do tipo espalhados na cidade (Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter). A proposta do espaço é oferecer atividades esportivas, culturais, de capacitação e de incentivo aos jovens da região.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O equipamento teve investimento de cerca de R$ 30 milhões da gestão do município, incluindo obras e aquisição de equipamentos. O novo Cuca foi construído onde funcionava o antigo prédio do Centro Social Urbano (CSU). A área total é de 16 mil m².

De acordo com o prefeito José Sarto:

Publicidade

“Este já é o quinto equipamento da Rede Cuca, com investimento de R$ 6 milhões por ano. Estamos entregando, na semana do aniversário de Fortaleza, esse presente para a juventude e para a comunidade de todo o entorno. O Cuca é um espaço que agrega a juventude e a família, com uma pluralidade de serviços, cuja gestão é feita através de uma de uma organização social. Somos a capital que mais investe em políticas de juventude e tenho certeza que nós vamos continuar a investir nos talentos dos nossos jovens”.

Leia também | Rede Cuca abre mais de 6.500 vagas em cursos gratuitos no mês de abril; saiba como se inscrever

Estrutura

O novo espaço inaugurado conta com piscina, teatro, auditório, coworking, salas temáticas para danças e artes marciais, biblioteca e quadra poliesportiva. Ao lado do novo Cuca foi construída uma areninha, um anfiteatro e um skatepark.

O secretário da juventude de Fortaleza, Davi Gomes, explica que o equipamento era um desejo antigo da população:

“Este Cuca era muito demandado pela população, e já era um princípio da gestão de ter um equipamento desses neste espaço, onde funcionava o antigo CSU, local de acolhimento da comunidade. Apesar de ser uma versão mais compacta, temos os mesmos serviços das demais unidades, como estúdios, piscina semiolímpica, teatro, sala de dança, além da biblioteca”.

Atividades

O secretário Davi Gomes disse ainda que no primeiro momento o Cuca Pici ficará aberto para visitação da população e realização de atividades, como aulões de dança e teatro.

“Também teremos um momento de escuta com a comunidade, incluindo grupos de teatro, cidadania, direitos humanos e esporte, para que possamos oferecer um serviço customizado”, afirmou.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile