Somente nos três primeiros meses do ano, o Ceará registrou um aumento de 14,4% em nos pedidos de seguro-desemprego em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram solicitados pouco mais de 47 mil pedidos. Já em 2022, cerca de 53.900 trabalhadores solicitaram o benefício.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os homens lideram esse ranking negativo: 63,75% das solicitações foram feitas por eles. Já a faixa etária mais atingida pelo desemprego gira em torno de 30 a 39 anos, representando 19.583 do total de pedidos; e 25 a 29 anos com 11.226 solicitações.
A taxa de trabalhadores habilitados a receber o benefício ficou entre 88,6% no primeiro trimestre de 2022. Em contrapartida, em 2021, cerca de 92,2% foram habilitados.
Os pedidos de seguro-desemprego são um direito dos trabalhadores brasileiros, pago pela Caixa Econômica Federal, que pode ser solicitado em postos credenciados do Ministério da Economia ou pela internet. Além disso, esse é um benefício pago por período determinado de 3 a 5 meses, de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado.
Como realizar pedidos de seguro-desemprego
Para solicitar, é necessário acessar o aplicativo ou site da Carteira de Trabalho:
Clique na opção “Requerer o Seguro-desemprego”;
Selecione a opção “Solicitar Seguro-desemprego” e informe o número do Requerimento (esse número está disponível no formulário entregue pelo empregador após a demissão);
Clique em “localizar”;
Veja as informações, leia as regras de habilitação do benefício, depois concorde com os termos e clique em “Concluir”;
Por fim, aparecerá a mensagem “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e os dados do benefício.
Com a solicitação concluída, você poderá saber a quantidade e o valor das parcelas a serem recebidas, bem como as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.
Onde solicitar
O benefício pode ser solicitado nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), Secretaria Especial da Previdência e Trabalho (SEPT), Sistema Nacional de Emprego (SINE) e outros postos credenciados pelo Ministério da Economia. Mas há outros locais para solicitação:
Pelo portal gov.br;
Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, nas versões Android ou iOS;
Presencialmente, nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, após agendamento de atendimento pela central 158.
Valor máximo da parcela do seguro-desemprego
Para calcular o valor das parcelas do trabalhador formal, é considerada a média dos salários dos 3 meses anteriores à data da dispensa. O valor máximo em 2021 é de R$ 1.911,84.
Para o pescador artesanal, empregado doméstico e o trabalhador resgatado, o valor é de 1 salário mínimo. O número de parcelas e seu respectivo valor são definidos pelo Ministério da Economia.
Leia também | Índice de mortes no trânsito em Fortaleza é o menor dos últimos 20 anos
Pedidos de seguro-desemprego: requisitos para receber o benefício
Tiver sido dispensado sem justa causa;
Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;
Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;
Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente;
Ou ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física, equiparado a pessoa jurídica, relativos a:
pelo menos 12 meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
pelo menos 9 meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação;
cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.