Feriado relembra a morte de Jesus
Entenda o que significa a Sexta-feira Santa
Também chamada de Sexta-Feira da Paixão, é a sexta-feira que cai antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os católicos relembram a morte de Jesus Cristo.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
É um feriado móvel, assim como a Páscoa, domingo em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo, e vem logo depois do fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval), na Quarta-feira de cinzas.
Feriado
O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.
Sexta-feira Santa
Segundo a tradição católica, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico.
Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira.
Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Leia mais | Atendimentos nos postos de saúde e UPAs de Fortaleza crescem 520% em um mês
Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.
Procissões e reconstituições da Via Sacra de Caaró (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos rituais mais populares.
A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento a Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Brasil tem reservas para enfrentar decisões de Trump, afirma Lula

Pesquisa mostra que 11 milhões de brasileiros fazem uso arriscado de apostas

Homem invade igreja em São Paulo, destrói imagens de santos e foge
