Choveu em apenas 17 municípios no Ceará de quarta para quinta-feira (14), de acordo com a Funceme.
Menor dia de chuvas é registrado no Ceará depois de longo período de precipitações diárias
Depois de mais de 40 dias consecutivos de chuvas em Fortaleza, o Ceará registrou o dia com menor precipitação dos últimos 79 dias. Das 7 horas de quarta-feira (13) às 7 horas desta quinta-feira (14) choveu em 17 dos 184 municípios cearenses. A informação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A última vez que havia chovido tão pouco neste ano foi no dia 24 de janeiro, quando a Funceme registrou chuvas em 10 municípios do Estado no período de 24h.
Maracanaú e São Gonçalo do Amarante também acompanharam a capital e tiveram mais de 40 dias de chuva consecutivos. São Gonçalo do Amarante já superou a média histórica mensal. O volume considerado normal para o município para o mês de abril é de 219,3 mm. Mas, até o momento, já foi registrado volume de 235,6 milímetros, número 7,4% acima da média.
Na primeira quinzena de abril, em nove dias houve registro de precipitações em mais de 100 municípios. Em três dias, houve registros em mais de 80 municípios. No último dia 13, choveu em 52 municípios e, de quarta para quinta-feira, choveu em apenas 17 cidades.
Leia mais | Chuvas estão diretamente ligadas a casos de síndrome gripal; saiba como se prevenir
Acumulado de chuvas mensal no Ceará
Mesmo com a pausa na chuva e o baixo registro de precipitações nas últimas horas, o volume registrado na primeira quinzena de abril está dentro da média esperada para o mês. A trégua nas precipitações deve se prolongar nos próximos dias no Estado. Até esta sexta-feira (15) choveu 90,9 milímetros no Ceará. A média para o mês é de 188 mm.
Limpeza de canais e lagoas de Fortaleza é intensificada para conter riscos de inundação e de alagamento
Como ação preventiva para minimizar possíveis danos com a chegada da quadra chuvosa, a Prefeitura de Fortaleza intensificou, nos primeiros meses do ano, as atividade de limpeza de canais e lagoas da capital cearense.
As intervenções de limpeza fazem parte do plano de trabalho do Comitê da Quadra Chuvosa e ocorre com o objetivo de conter riscos de inundação e de alagamento no entorno das lagoas e canais da Cidade.
As atividades estão sendo conduzidas por trabalhadores e o auxílio de máquinas, sendo duas retroescavadeiras e duas escavadeiras hidráulicas, além de três caminhões multiuso. Há trabalhadores atuando na limpeza das lagoas e canais e outras que auxiliam a limpeza de pequenas galerias e bocas de lobo.
Em 2021, a gestão municipal recolheu 83.266,45 toneladas de lixo e de aguapés. De janeiro a dezembro de 2021, foram providenciadas as limpezas de 113 canais e 33 lagoas. Além disso, a gestão municipal realizou também a desobstrução de 5.430 bocas de lobo.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.