Ícone do site Portal GCMAIS

Saiba como ajudar crianças, adolescentes e idosos com o IR-2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na correria para conseguir os documentos para declaração do Imposto de Renda (IR), muita gente nem sabe, mas é possível destinar um percentual do tributo para apoiar projetos sociais do próprio município.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ao optar pelo modelo de declaração completa, o contribuinte pode destinar 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e outros 3% para o Fundo Municipal do Idoso.

Leia também | Receita amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel

Para o representante da Receita Federal, Gilson de Almeida, é preciso divulgar ainda mais essa informação, para que mais pessoas possam ajudar às instituições.

Publicidade

Nós temos um caminho longo ainda a percorrer, no sentido de falar sobre a importância e a possibilidade desta destinação. O contribuinte não vai pagar mais nada por isso. Na verdade, é simplesmente dizer para a Receita que quer apenas destinar 3% para o Fundo da Criança e Adolescente ou para o Fundo do Idoso do Município.

A gerente de um instituto de apoio às crianças, Nádia Souf, garante que o recurso contribui muito para a melhoria na qualidade do atendimento aos jovens do campo.

Na declaração completa tem a aba de doações diretamente na declaração. Escolhido, então, ‘Crianças e Adolescentes’ e, depois, “Fundo Municipal”, é só indicar para qual dos municípios deseja fazer essa doação.

Mas, atenção, a doação pode ser feita apenas pelo modelo completo da declaração.

 

PRAZO PRORROGADO

A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio o prazo final para a entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda 2022, que tem como base os rendimentos obtidos no ano de 2021. A nova data consta da Instrução Normativa nº 2.077, publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de abril. O prazo previsto anteriormente era 29 de abril.

Até o final de março, a Receita Federal contabilizava quase 6 milhões de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IPRF) entregues. A expectativa é de que 34,1 milhões sejam enviadas até o final do prazo.

De acordo com as regras, estão obrigadas a apresentar a Declaração de Ajuste Anual os cidadãos que tiveram, em 2021, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70.

Pix

Também é novidade a possibilidade de o cidadão pagar as cotas do IR via Pix, bem como receber a restituição pelo sistema de transferências. Na prática, significa que o cidadão não precisará sair de casa para pagar seu Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), que passará a ser impresso com códigos de barra e QR code.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

 

Sair da versão mobile