Depois de aproximadamente um mês do anúncio do crédito consignado para beneficiários do programa Auxílio Brasil, ainda não foi definida uma data para o início. O motivo é a falta de regras para a concessão do crédito, que deveriam ter sido criadas pelo Ministério da Cidadania.
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Só poderiam ter acesso ao empréstimo aposentados, pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e servidores públicos. Para trabalhadores da iniciativa privada, o crédito é descontado em folha, contando que a empresa tenha convênio com instituição bancária.
A margem do consignado foi ampliada de 35% para 40% pelo Governo. Desse total, até 35% no empréstimo pessoal e 5% para despesas e saques com cartão de crédito consignado.
Leia também | Parcelas de abril do Auxílio Brasil começarão a ser pagas nesta semana; confira calendário
Desde 2021, o Governo Federal ensaia a autorização da liberação de empréstimos consignados usando o Auxílio Brasil como garantia. A promessa é permitir que até 30% do valor do benefício pago possa ficar comprometida com o pagamento das prestações.
Hoje o valor pago através do Auxílio Brasil é de R$ 400 por família. O pagamento desse valor será temporário, com prazo para acabar em dezembro de 2022.
De acordo com entidades de defesa do consumidor, a concessão do crédito para beneficiários do Auxílio Brasil vai expor ainda mais as famílias vulneráveis ao risco de endividamento.
O consignado é um tipo de empréstimo em que a prestação é descontada diretamente do benefício todos os meses.