A chuva de 200 milímetros em Várzea Alegre e a quadra chuvosa deste ano contribuíram para o aporte do açude
Açude Junco sangra, e Ceará chega a 26 reservatórios com capacidade máxima
O Ceará tem 26 reservatórios com capacidade máxima, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O último a sangrar foi o Junco, na cidade de Granjeiro, no Cariri, que estava há 10 anos sem atingir a meta máxima.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A chuva de 200 milímetros em Várzea Alegre e a quadra chuvosa deste ano contribuiu ara o aporte do açude Junco. O reservatório é a principal fonte de abastecimento da cidade de Granjeiro.
Maiores reservatórios no Ceará
Os 3 maiores açudes do Ceará tiveram uma recarga importante de água nos últimos dias. O Banabuiú, o terceiro maior do Ceará, está com 8,28% da água armazenada; há duas semanas, o índice era de 8,23%.
O Orós está com 43% da capacidade; esse foi o açude com maior recarga, entre os 3 maiores. Há duas semanas, estava com 37%.
Já o Castanhão, maior reservatório do Ceará, tem atualmente 18%; duas semanas atrás, esse índice era de 16,6%, e no começo de março, era de 8%.
Leia mais | Várzea Alegre registra a maior chuva de 2022
Várzea Alegre tem a maior chuva do ano
A cidade de Várzea Alegre registrou, entre às 7h do sábado (16) e às 7h deste domingo (17), a maior chuva do ano. Conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado foi de 200 milímetros.
O município, que está localizado na macrorregião do Cariri, área que apresentava condições favoráveis, segundo previsão indicada anteriormente, teve a chuva mais concentrada pela madrugada de hoje. Ainda na mesma área, a Funceme registrou outros acumulados expressivos como em Granjeiro (86 mm) e Cariús (61 mm).
A pouco mais de um mês, o município enfrentou uma forte chuva, no dia 12 de março, que provocaram o rompimento da barragem do açude do Sítio Caraíbas, no distrito de Canindezinho, e de outros açudes de pequeno porte, no município de Várzea Alegre, a cerca de 430 quilômetros de Fortaleza.
Com o rompimento dos reservatórios, casas foram alagadas, pontes e passagens molhadas foram arrastadas e comunidades ficaram ilhadas. Três guarnições do Corpo de Bombeiros foram destacadas para o local, sendo duas equipes de Iguatu e uma do Crato.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Tiroteio deixa criança de 8 anos e jovem baleados no Vicente Pinzón, em Fortaleza

Polícia Militar reforça segurança nos campi da UFC após protestos estudantis

Receita abre na sexta (23) consulta ao maior lote de restituição do IRPF da história
