LIGAÇÕES INDESEJADAS

Para que o prefixo 0303 seja utilizado em ligações de telemarketing, Procon Fortaleza notifica operadoras

Em março, as operadoras de telefonia passaram a ser obrigadas a identificar chamadas de telemarketing

Compartilhe:
19 de abril de 2022
Amanda Abdala

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) notificou, nesta terça-feira (19), as operadoras de telefonia Claro, Oi, Tim e Vivo por descumprimento do procedimento que estabeleceu o uso obrigatório do prefixo 0303 para ligações de telemarketing originadas de telefonia móvel.

Para que o prefixo 0303 seja utilizado em ligações de telemarketing, Procon Fortaleza notifica operadoras
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Denúncias de consumidores que relatam a continuidade das ligações sem a devida identificação chegaram até o Procon. Em março, as operadoras de telefonia passaram a ser obrigadas a identificar chamadas de telemarketing com o uso do prefixo 0303 em ligações cujo objetivo seja ofertar produtos ou serviços.

Essas mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. A partir de junho deste ano, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.

Leia também | Julgamento do Crato foi adiado para a segunda-feira (25); decisão pode mudar todo o Campeonato Cearense

O Procon está acompanhando as situações de telemarketing e alerta para sanções possíveis que, dentre as quais, pode resultar em penalidade de multa de até R$ 15 milhões. A orientação do Procon é de que os consumidores façam o “print” das chamadas, enviando para os órgãos de defesa do consumidor para a devida apuração.

Como denunciar
O Procon recebe denúncias pelo telefone 151, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, bem como de forma virtual, em qualquer dia e horário da semana, no portal da Prefeitura de Fortaleza; e ainda pelo aplicativo Procon Fortaleza.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.