CONTA DE LUZ

Tarifa Social: saiba como solicitar desconto de até 65% na conta de luz

O benefício é concedido a famílias de baixa renda.

Compartilhe:
19 de abril de 2022
A10

O anúncio de reajuste de mais de 25% para consumidores residenciais no Ceará, definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (19) assustou os consumidores cearenses. Famílias de baixa renda e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar desconto de até 65% na conta de energia, através da Tarifa Social.

Tarifa Social: saiba como solicitar desconto de até 65% na conta de luz
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Quem pode solicitar a Tarifa Social?

Famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal inferior a meio salário mínimo por pessoa;

Famílias inscritas no CadÚnico que tenham renda de até três salários mínimos e com pessoa portadora de deficiência ou patologia em tratamento que necessite do uso contínuo de equipamentos ligados à energia, também conhecido como Cliente Vital.

Idosos ou pessoa com deficiência com renda familiar de até 25% do salário mínimo que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Leia também | Contas de energia no Ceará terão reajuste de quase 25%; aumento é o maior em 9 anos

Qual o desconto com a Tarifa Social?

Através da Tarifa Social, os consumidores cadastrados podem ter direito a descontos na conta de energia de até 65%, desde que não ultrapasse o uso de 220 kWh no mês.

Além disso, consumidores cadastros e que consomem até 140 kWh ficam isentos de cobrança de ICMS na conta de luz.

Como pedir a Tarifa Social?

O pedido deve ser feito diretamente à Enel. Os interessados precisam informar: Nome, CPF, carteira de identidade ou outro documento oficial de identificação com foto. Além de NIS (Número de Identificação Social), código de inscrição no CadÚnico e, no caso de quem recebe o BPC, também é preciso informar o número do benefício.

Pessoas indígenas devem apresentar também o Rani (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena) e Código da unidade consumidora a ser beneficiada.

No caso das famílias que tenham pessoas doentes ou deficientes em tratamento com equipamentos que demandem uso de energia elétrica, é necessário apresentar laudo médico comprovando a situação.

Tarifa Social no Ceará

Hoje o Ceará possui cerca de 1,2 milhão de clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica junto à Enel. Todas as famílias cadastradas no CadÚnico possuem direito ao benefício automaticamente, bastando realizar a solicitação.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.