No feriado de Tiradentes com muita movimentação nas praias. O sol nem tinha raiado direito e já tinha gente na praia do Futuro, a mais frequentada de Fortaleza nesta quinta-feira (21). Nem mesmo a ausência de ponto facultativo nesta sexta-feira (22) foi capaz de inibir os fortalezenses e turistas que se esbaldaram no mar.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em uma das barracas, na única mesa ocupada às 7h15 da manhã estava a auxiliar de dentista Fabíola Alencar, ela gosta de vir bem cedinho para aproveitar o dia todo pertinho do mar, e veio para curtir bastante já que, assim como boa parte das pessoas, ela trabalha nesta sexta.
“Ah, eu combinei com uma amiga para vir cedo, assim a gente aproveita mais, sem estar muito lotado. A gente tira fotos, toma uma água de coco, como um caranguejo e tudo fica muito melhor”, disse ela.
Os turistas também não podem ter uma folga, um feriado prolongado que correm para o Ceará. De acordo com Ivana Bezerra, presidente do Visite Ceará, os hotéis da Capital estão, em média, com uma taxa de ocupação de 60%. O número não é um dos mais altos para os feriados, mas está acima da média e é comemorado.
“A gente vem em rápida recuperação. Desde setembro de 2021 a procura pelo turismo e pelo nosso Ceará só cresce. Tivemos um dezembro excelente e os outros meses não deixaram a desejar. Atualmente, a ocupação média dos hotéis aqui [Fortaleza] é entre 55 e 60%, um número bom. Porque melhor sempre pode ser”, garantiu Ivana.
Pedro e Júlia vieram de São Paulo para aproveitar o feriadão de Semana Santa, o de Tiradentes e só retornam na próxima semana. Hospedados em um hotel na Praia de Iracema, o casal confessa que passa o dia na praia, aproveitando sol e a boa comida.
“É bom demais ficar o dia perto do mar, com sol e uma bebida gelada”, disse o empresário. Já a noiva dele, que é designer de interiores, confessou que as delícias cearenses são o melhor desses dias: “Camarão, caranguejo e muito caldinho de peixe, adoro”.
Leia também | Mais de 70% dos casos de Chikungunya de Fortaleza se concentram em apenas 7 bairros; saiba quais
A movimentação das praias foi constante, tanto na Praia do Futuro, como na Praia de Iracema. Nas barracas de praia a ocupação foi satisfatória. Desde cedo já não tinha mais vaga para estacionar e, no interior das barracas, bom número de clientes em praticamente todas. Em uma delas, o vai e vem de garçons era constante. As vendas estão em bom patamar desde a semana passada, mesmo com chuva durante o feriadão.
“A gente projetou uma coisa e tem acontecido. Pouco antes do meio-dia e boa parte das mesas estão ocupadas por turistas e pessoas de Fortaleza. Por aqui, a gastronomia é um atrativo. E o caranguejo é queridinho de todos, numa quinta-feira então”, comemorou Adriana Queiroz, que supervisiona uma das maiores barracas da praia.
O feriado pediu praia, tanto que a Patrícia foi tomar um banho de mar, mesmo não tendo folga hoje. Segundo a atendente, quem quer dá um jeito de ir, de se divertir.
“Eu trabalho no período da tarde, resolvi vir. E tá sendo ótimo! Só trabalho a partir das três horas da tarde, tenho um bom tempo, dá pra descansar”.
Além da diversão, do descanso, da farra, o feriado é sinônimo de dinheiro injetado na economia do Ceará, de Fortaleza. Por isso, com a pandemia sob controle, empresário comemoram cada data como esse 21 de abril.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<