O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 127 mil novas urnas eletrônicas para as eleições de 2022, segundo a própria Corte. Outras 4.500 estão estão a caminho dos depósitos da Justiça Eleitoral. Em dezembro de 2022, o TSE informou que 225 mil novos equipamentos seriam entregues até julho deste ano.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No total, serão 577.125 urnas à disposição nas próximas eleições, e quase metade é do modelo novo, com outros dispositivos de segurança. Dessas, 225 mil fazem parte da nova remessa e são do modelo EU2020. As alterações em relação aos modelos anteriores estão na placa-mãe do equipamento eletrônico. O TSE informou que as urnas mais antigas receberam um hardware para torná-las mais seguras, elas já poderão executar apenas programas desenvolvidos pela equipe do tribunal.
Os equipamentos novos foram adquiridos por meio de licitação. A empresa Positivo Tecnologia, responsável por fabricar as novas máquinas, foi escolhida em outubro do ano passado. A mudança ocorreu para incluir medidas de segurança e de celeridade, tudo que uma eleição limpa precisa.
Leia também | Ministra do STF arquiva inquérito sobre suposta prática de prevaricação contra Bolsonaro no caso Covaxin
O processador, do tipo SOC (System on a Chip), é 18 vezes mais rápido que o modelo 2015. O projeto do TSE, da urna eletrônica é 100% nacional e já foi exportado para mais de 50 países. Por essa razão, a Secretaria de Tecnologia do TSE acompanha os novos equipamentos. A expectativa é que o registro do voto e a apuração da eleições devem ficar mais rápidos por causa da velocidade de processamento dos novos modelos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<