Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará ultrapassa a marca de mil casos de meningite nos últimos quatro anos

Ceará ultrapassa a marca de 1 mil casos de meningite nos últimos quatro anos

Até o dia 5 de março deste ano, 26 casos foram confirmados no Ceará, sem o registro de mortes. Entretanto, desde 2018 até o fim de 2021, foram 136 óbitos em razão da doença. (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Foram confirmados no Ceará 1.458 casos de meningite, do ano de 2018 até a primeira semana de março deste ano. Em 2019, houve o maior taxa da doença, com 5,8 casos por 100 mil habitantes, de acordo com recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Até o dia 5 de março deste ano, 26 casos foram confirmados no Ceará, sem o registro de mortes. Entretanto, desde 2018 até o fim de 2021, foram 136 óbitos em razão da doença. Cumprir o calendário vacinal é uma das condutas mais eficazes para evitar a meningite, conforme explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa, Vilani Matos.

O dia 24 de abril marca o Dia Mundial de Combate à Meningite, para lembrar à população da importância de prevenir a doença. A doença pode matar e mais de 5 milhões de pessoas são afetadas, todos os anos.

A meningite é uma infecção que se instala, principalmente, quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras do sistema nervoso central.

Publicidade

Leia também | Campanha alerta sobre a relação entre a ansiedade e a tontura

Os sintomas da doença são febre, vômito em jato, cefaleia, convulsões, manchas vermelhas pelo corpo e dor e rigidez na nuca. A transmissão pode ocorrer pelo doente ou portador por meio da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com anticorpos criados por meio do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo portanto, resistência à doença.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile