Ícone do site Portal GCMAIS

Associação Peter Pan lança seu primeiro EAD com foco no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Associação Peter Pan lança seu primeiro EAD com foco no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Foto: Divulgação

Com o objetivo de capacitar os profissionais da atenção básica de Saúde e os que convivem com o público infantil (pais, educadores etc), a Associação Peter Pan (APP) apresenta seu primeiro curso de Ensino à Distância (EAD), intitulado Salvando Vidas I, focado no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ao todo, são oito módulos que abordam políticas públicas, bem como condutas que o profissional deve adotar mediante suspeita da doença, o fluxo a ser seguido em casos de neoplasia e uso do APPonco, aplicativo criado pela Associação Peter Pan e que tem sido utilizado como importante ferramenta de informação e esclarecimento de dúvidas. Os interessados devem fazer a inscrição no link. Após o início das aulas, o aluno terá 60 dias para concluir todos os módulos e realizar o teste final.

A oncologista e hematologista pediatra Sandra Emília Almeida Prazeres, superintendente médica da Associação Peter Pan e responsável pelo projeto, explicou a importância da formação.

“É um fato que o câncer é a primeira causa de morte de crianças e adolescentes e não podemos fechar os olhos para isso. O diagnóstico precoce ainda é a principal ferramenta para salvar vidas e ajudar esses pequenos a terem um futuro. Recentemente, foi aprovada a Lei de Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica, que reforça que as unidades de saúde de todo o Brasil, bem como seus profissionais, estejam qualificados para identificar os sinais do câncer e atender esse paciente da forma mais célere possível. O EAD Salvando Vidas I veio para contribuir nesse processo”, afirmou.

EAD da Associação Peter Pan

Desde de 2007, a APP realiza o importante trabalho de capacitar os profissionais cearenses de saúde a identificar precocemente a doença por meio de sinais e sintomas. As aulas aconteciam de forma presencial, porém, com a pandemia, a instituição precisou se adaptar à nova realidade e abraçar o formato virtual.

Publicidade

“Há 13 anos, capacitamos profissionais de diversos municípios do Ceará, contribuindo para elevar a esperança de cura de tantas crianças e adolescentes. Com a pandemia, em 2020, esse trabalho entrou em pausa e foi necessário nos adaptarmos a esta nova realidade. Agora, com conhecimento à distância de um clique, nossa perspectiva é ampliar essa rede de apoio. O profissional de saúde não precisa mais sair da sua casa ou do trabalho para ter acesso à informação. Nosso objetivo é capacitar todos os municípios cearenses, mas não pretendemos parar aí. Queremos levar a esperança de vida e cura para crianças e adolescentes de todo o Brasil”, concluiu.

Leia mais |  Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, diz especialista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile