CEARÁ

Terminais de ônibus de Fortaleza serão privatizados; confira edital

A iniciativa está vinculada à carteira de projetos prioritários da Coordenadoria de Parcerias Público-Privada de Fortaleza

Compartilhe:
26 de abril de 2022
Roberta Fontelles

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Fortaleza publicou documento para estudo da privatização dos terminais de ônibus. O edital é de Chamamento Público para a “realização de estudos de viabilidade e soluções financeiramente viáveis para modernização dos equipamentos pertencentes ao Sistema de Transporte Público do Município”. A iniciativa está vinculada à carteira de projetos prioritários da Coordenadoria de Parcerias Público-Privada de Fortaleza (PPPFor).

Terminais de ônibus de Fortaleza serão privatizados; confira edital
Foto: Prefeitura de Fortaleza

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Terminais de ônibus em Fortaleza

O edital de Chamamento Público n° 008/2022 quer atrair entes privados para investimentos e melhorias aos terminais abertos, fechados e corredores estruturados. As propostas devem apresentar estudos de modelagem operacional, engenharia e arquitetura, urbanístico-ambiental, econômico-financeira e jurídica. Entre os serviços a serem executados estão a construção, administração, manutenção, conservação, requalificação e exploração comercial desses espaços.

Os estudos são destinados aos terminais de ônibus, sendo sete fechados (Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa, Messejana, Papicu, Parangaba e Siqueira), além dos terminais abertos da Praça Coração de Jesus, Washington Soares, José Walter e a implantação de um equipamento anexo à Praça José de Alencar, no bairro Centro. Também serão contempladas as estações dos corredores de ônibus (Antônio Bezerra-Centro e Messejana-Centro).

A iniciativa deverá oferecer conforto e satisfação aos usuários, além da gestão mais eficiente e menos onerosa para a administração pública. “Observando que existe potencial para uma melhor exploração desses espaços, juntamente ao aumento da eficiência e qualidade dos serviços prestados à população, é que se justifica a realização de estudos para aliar a expertise da iniciativa privada com o interesse público, unificando em cada um dos equipamentos, serviços públicos e privados de alta qualidade”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

De acordo com a gestão muncipal, os interessados deverão apresentar o requerimento de autorização a partir desta terça-feira (26) até o dia 16 de maio de 2022, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Central de Licitações de Fortaleza (CLFor), localizada à Avenida Heráclito Graça, 750 – Centro. O prazo final de apresentação dos estudos é de até 120 dias após a autorização.

Leia mais | Paradas de ônibus mudam após inauguração da Praça da Estação, no Centro de Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.