Maior reservatório de água do Ceará, açude Castanhão atingiu o seu melhor volume em cerca de sete anos nesta quarta-feira, (27). Com uma quadra chuvosa satisfatória até aqui, o açude chega a 20,42% da sua capacidade total. A última vez em que esteve em torno de 20% foi em junho de 2015, quando já passava por uma queda contínua na quantidade de água armazenada, e gerava preocupação.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), desde o início da quadra chuvosa, o volume do açude Castanhão mais que dobrou: foi de 8,45% em 1º de fevereiro para os atuais 20,42% agora. A pasta aponta ainda que, em 2022, o reservatório recebeu cerca de 822 milhões de m³ de água, sendo que o maior reservatório do Ceará tem capacidade de armazenar 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água.
Leia também | JC Entrevistas: Tasso Jereissati considera “equívoco” João Doria concorrer à Presidência pelo PSDB
O Castanhão está na região hidrográfica do Médio Jaguaribe, onde as chuvas de março ficaram em torno do esperado, com 5,8% a mais que o normal para o mês, após um fevereiro de precipitações abaixo da média histórica.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<