Está em andamento a licitação para a construção do terminal aberto da Praça José de Alencar, no centro de Fortaleza. A expectativa é que as obras tenham início no segundo semestre deste ano. O novo equipamento será construído entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, ao lado da estação de metrô, permitindo a integração dos modais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo a Prefeitura da capital, a ideia é que o espaço concentre as linhas de ônibus em um único local, a exemplo dos outros terminais abertos, evitando que os passageiros realizem grandes deslocamentos pelas vias do Centro, além de suprir a demanda do antigo terminal aberto de ônibus da Praça da Estação.
O projeto em licitação prevê a construção de três plataformas de embarque e desembarque com mais de 2 mil metros quadrados de área, com cobertas metálicas para possibilitar a instalação futura de painéis solares. No local serão construídas passagens elevadas para pedestres e fixados gradis entre as plataformas, para dar mais segurança, além de delimitar e resguardar o tráfego de pedestres.
Com investimento de R$ 10,4 milhões, o terminal contará, ainda, com pontos de autoatendimento do Bilhete Único, banheiros, sala de apoio para motoristas, refeitório e paisagismo. As obras devem ter duração de 8 meses, a contar da data da assinatura da ordem de serviço.
Leia também | Academia Enem 2022: inscrições seguem até 3 de maio em Fortaleza; saiba como participar
Terminal aberto da Praça José de Alencar
Para definir quais linhas de ônibus devem operar no novo terminal aberto José de Alencar, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) deverá realizar estudo a partir do itinerário das linhas que já circulam no entorno, bem como na capacidade do equipamento.
A expectativa é que linhas de bairros que façam conexão com o Centro, como Bom Jardim, José Walter, Planalto Ayrton Senna e outros, possam realizar a integração no terminal, bem como aquelas com destino ao Terminal do Papicu sejam contempladas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<