Nesta quinta-feira (28) é lembrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Em 2021, o Ceará contabilizou 51 mortes e 9.881 notificações por acidentes de trabalho, segundo o Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com o levantamento, Fortaleza foi a cidade cearense que mais notificou acidentes do tipo no ano passado, com 48% dos casos.
Todo acidente de trabalho deve ser notificado, mas isso não é feito por muitos municípios do país. Para tentar mudar esta situação, o Ministério Público do Trabalho realiza este mês a campanha Abril Verde, para que os empregadores saibam da importância de emitir a CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho.
Com o documento, o trabalhador acidentado pode receber amparo da Previdência Social e o registro desse tipo de ocorrência também ajuda a criar políticas públicas voltadas para a prevenção.
O Abril Verde, que tem como tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”, também quer chamar atenção para os índices desse tipo de ocorrência.
Segundo o Ministério da Saúde, o número aumentou em quase 50% de 2019 até 2021, a maior parte durante operação de máquinas e equipamentos. Mas, desde 2020, com o início da pandemia de covid-19, o índice triplicou entre os profissionais de enfermagem.
Leia também | Ronivaldo Maia, investigado por tentativa de feminicídio, volta à Câmara Municipal hoje (28)