O documentário Autismo: Vida Real estreia neste sábado (30), no canal do YouTube da Associação Fortaleza Azul. A iniciativa faz parte das atividades promovidas no mês de conscientização sobre o Autismo, cuja data mundial é 2 de abril.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Documentário “Autismo: Vida Real”
Ao longo de 50 minutos, Autismo: Vida Real traz múltiplas visões acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a partir de experiências, estudos, relatos de cientistas, médicos, psicopedagogos e terapeutas, e de vivências na prática por meio de depoimentos de pessoas com autismo, seus pais e familiares, desmistificando estigmas e preconceitos acerca da condição. O filme foi produzido pela Sinfonia Filmes ao longo de três meses.
“Tivemos muito cuidado em trazer no filme informações verídicas, esclarecedoras, embasadas e comprovadas cientificamente, assim como costumamos fazer em todo conteúdo difundido pela Associação Fortaleza Azul nas suas redes sociais. Unimos isso à vida real das pessoas que lidam diariamente com o espectro autista para mostrar que existem os desafios, mas também as conquistas. E a maior delas é a inclusão dessas pessoas na sociedade, com seus direitos respeitados e com oportunidade para mostrar que elas são capazes”, afirmou Daniela Botelho, presidente da FAZ, instituição que reúne cerca de 400 autistas e seus familiares em Fortaleza.
Sobre a FAZ
Em Fortaleza, além do trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias, a FAZ, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas, busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento, possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição.
“É importante também destacar que tem se falado bem mais sobre autismo ultimamente, e o diagnóstico tem sido igualmente ampliado. No entanto, as pessoas ainda costumam enxergar a pessoa com autismo somente em níveis extremos. Ou aquele que é muito comprometido, que necessita de um grau de suporte elevado. Ou aquela de alta performance, que muitas vezes é classificado como gênio, mas que também tem suas limitações de convívio social. E a ampla maioria das pessoas no espectro autista está entre esses dois polos, o que dificulta demais a compreensão a respeito da sua situação e das suas necessidades. Com o filme, procuramos mostrar um pouco dessa realidade, de quem está compondo todos os níveis do espectro”, destacou Renata Fernandes, diretora da Associação.
Entre as ações realizadas pela Associação, também estão projetos como sessões de cinema adaptado para autistas; jornadas de Autismo durante o Dia Mundial do Autismo, palestras em escolas e capacitação de educadores na inclusão de autistas nas escolas regulares; além de ações especiais em datas comemorativas e do projeto (TEA)MAR, que busca proporcionar bem-estar, qualidade de vida, inclusão esportiva e social de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, por meio de aulas gratuitas de stand-up paddle.
SERVIÇO
Documentário Autismo: Vida Real
Estreia: 30 de abril (sábado)
Horário: a partir de 10 horas
Onde assistir: canal do YouTube da Associação Fortaleza Azul
Para se associar à FAZ: www.faz.org.br
Leia mais | AMC realiza campanha para estimular o respeito aos autistas no trânsito
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<