Encontro debate novas tecnologias na produção de energia elétrica | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
ENERGIA
Encontro debate novas tecnologias na produção de energia elétrica
Objetivo é discutir alternativas para a geração de energia elétrica mais barata e ecologicamente sustentável
Redação GCMAIS
Postado em 29 de abril de 2022
Encontro debate novas tecnologias na produção de energia elétrica
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A produção e distribuição de energia elétrica têm sido alvo de discussões em todo o País, especialmente após a sanção do marco legal da geração de energia, aprovado em dezembro na Câmara dos Deputados e no Senado. O setor é um dos mais importantes para a economia nacional e, ao longo das décadas, enfrenta transformações e modernizações.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com as mudanças, surgem novos modelos de negócios e novas tecnologias. Tudo isso gera impacto na produção e distribuição de energia elétrica, nos custos para empresas e consumidores e na relação com o meio ambiente. Nesta sexta-feira (29), um seminário reúne personalidades do segmento com atuação em todo o País.

O Seminário Energia 4.0 é organizado pelo Lide Ceará, organização multisetorial, multilateral e apartidária, que reúne empresários e CEOs de grandes e médias empresas, com o objetivo de fortalecer a livre iniciativa e discutir um ambiente Brasil promissor, sob os aspectos socioeconômico, ambiental e ético, além de ampliar oportunidades e dar projeção às empresas, sobretudo debatendo conteúdo expressivo para os negócios e para o Brasil. O Lide – Grupo de Líderes Empresariais conta com 33 unidades entre Brasil e exterior.

Durante o encontro, participarão Ricardo Costa, sócio-fundador e presidente da GDSolar Holding; e Jonas Becker, fundador e CEO da Eco Soluções em Energia. A intenção do seminário é apresentar e discutir as oportunidades e benefícios da modernização do setor elétrico brasileiro.

De acordo com o empresário Sérgio Resende, vice-presidente do Lide Ceará, “no momento em que vemos o custo da energia disparar no Brasil, seja por razões climáticas ou por questões inflacionárias, é muito oportuno para todos os setores empresariais ter conhecimento de alternativas que possam significar diminuição de custos e aumento na sustentabilidade ambiental dos negócios. Os palestrantes têm uma longa e rica trajetória na geração distribuidora e em energias renováveis e trarão um bom panorama do mercado atual e das oportunidades”.

Leia também | Energia elétrica: governo contrata 4,6 GW de potência em leilão

Conheça os palestrantes

Engenheiro civil pela Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Costa é sócio fundador e presidente da GDSolar Holding, empresa especializada em soluções de energia, com o objetivo de desenvolver, implementar, operar e comercializar energia proveniente de plantas fotovoltaicas de Geração Distribuída e Centralizada em todo o Brasil. É secretário de Assuntos Técnicos do INEL – Instituto Nacional de Energia Limpa e conselheiro da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). Ricardo é especialista em planejamento estratégico, compra e venda de energia, em idealização e implantação de projetos de geração e acompanhamento regulatório de projetos de energia. Ricardo também contribuiu com a viabilização das regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a geração distribuída, como também para a elaboração do Código Brasileiro de Energia Elétrica.

Participa ativamente em várias comissões da ANEEL, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Ministério de Minas e Energia para contribuir com a modernização de Setor Elétrico Brasileiro, além de colaborar com comissões do Congresso Nacional na formulação de códigos ligados ao Setor Elétrico.

Além disso, Ricardo também coordenou a construção de três PCHs (pequenas centrais hidrelétricas) no Brasil e participou de diversas comissões no Ministério de Minas e Energia para modelagem das regras para energia incentivada.

Jonas Becker é fundador e CEO da Eco Soluções em Energia, empresa que atua há mais de 12 anos no mercado de energia renovável. A ECO Soluções em Energia tem presença nacional, constando com um acervo técnico de mais de 500 projetos de médio e grande porte que viabilizam geração de energia solar para mais de 1.200 clientes. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tem se destacado nacionalmente por suas importantes contribuições ao setor, sendo coordenador estadual e conselheiro da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR).

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário