Enem 2022: confira datas de inscrição e aplicação das provas | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
ENEM
Enem 2022: confira datas de inscrição e aplicação das provas
Edital foi publicado no Diário Oficial da União. O exame vai contar com provas digitais e impressas.
Redação GCMAIS
Postado em 29 de abril de 2022
Enem 2022: confira datas de inscrição e aplicação das provas
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

As provas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. O exame contará com versões digital e impressa. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29).

Os interessados podem se inscrever para a edição deste ano do Enem entre os dias 10 e 21 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento pode ser feito até o dia 27 de maio. Os alunos que têm direito à isenção também devem efetivar a inscrição para poder prestar o exame.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Conteúdo das provas do Enem

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todas as questões que estarão nas provas do Enem de 2022 serão inéditas. Em março, coordenadores e diretores do Inep enviaram um ofício ao presidente do órgão, Danilo Dupas, recomendando que as questões utilizadas em edições anteriores do exame fossem usadas novamente. Isso porque, segundo as autoridades responsáveis pelo Enem, a quantidade de testes prontos no Banco Nacional de Itens (BNI) foi considerada insuficiente.

O Inep chegou a admitir que as questões utilizadas no Enem precisavam ser renovadas e o estoque estava abaixo do considerado ideal. A entidade informou ainda que estava estudando a possibilidade de terceirizar a formulação de perguntas do exame e melhorar a qualidade dos níveis de dificuldade da prova.

Leia também | Academia Enem 2022: inscrições seguem até 3 de maio em Fortaleza; saiba como participar

Novidades no Enem 2022

Para este ano, o Enem terá novidades, como aceitação de documentos digitais de identificação nos locais de prova. Os candidatos poderão apresentar: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital.

O uso do celular, no entanto, será admitido apenas no momento da apresentação da identificação dos estudantes. Após isso, o uso será vetado no local de prova.

Versões impressa e digital

No momento da inscrição, o candidato deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira, com opções de que sejam em inglês ou em espanhol. Será preciso decidir também se o candidato pretende realizar a versão da prova digital ou impressa.

As provas realizadas online serão aplicadas em locais específicos, ou seja, o candidato não poderá fazer o Enem em casa. Mesmo com a opção do exame digital, a redação deve ser manuscrita.

As provas terão 180 questões. Sendo 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas, 45 questões de matemática, 45 questões de ciências da natureza e redação.

Confira o calendário do Enem 2022

Inscrições: 10 a 21 de maio
Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
Provas: 13 e 20 de novembro

Veja os horários de aplicação das provas (horário de Brasília)

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário