O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. Ele é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em homens, mas as chances de cura aumentam com acompanhamento regular e diagnóstico precoce.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Diferente das mulheres, os homens não têm o costume de ir ao médico e cuidar da saúde como um todo. Exames de rotina e acompanhamento regular com profissionais ajudam a diagnosticar possíveis doenças ainda no início, tendo, assim, grandes chances de cura ou de sobrevida.
Leia também | Resultado da Dupla Sena, concurso 2360, hoje, sábado, dia 30 de abril (30/04)
Vontade de urinar frequentemente à noite, sangue na urina e dor no quadril, são alguns dos sintomas do câncer de próstata, o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos.
De acordo com estatísticas de pesquisas americanas, um em cada seis homens vai desenvolver câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente um em cada 35 morrerá da doença. Em parceria com a farmacêutica Libbs, Fernando Maluf, médico oncologista do hospital Albert Einstein e do Beneficência Portuguesa, e fundador do Instituto Vencer o Câncer, chama atenção para importância do cuidado da saúde masculina.
Os 3 tumores mais comuns no homem são câncer de próstata; câncer de pulmão; e câncer do intestino grosso. Em termos de mortalidade, o câncer que mais mata o homem é o câncer de pulmão. O homem tem uma tendência a não ir ao médico na frequência 8 vezes menor do que as mulheres. Quando eu falo ir ao médico, é ir ao médico espontaneamente. E nesse sentido, o homem tem, estatisticamente falando, uma chance de encontrar tumores mais precocemente muito menor do que as mulheres.
Os exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata devem ser realizados anualmente e incluir dosagem do teste PSA e do toque retal. Fernando Maluf reforça que são exames complementares.
Eles são complementares, ou seja, quando você faz os dois, você tem uma chance maior de detectar o câncer de próstata. Se um não detectar, o outro detecta. Portanto, eles se complementam. E com mais chances encontrar um tumor precoce, mais chances de cura. Em termos de estilo de vida, estratégias que diminuem as chances de alguém desenvolver um câncer de próstata são exercícios físicos, combate à obesidade, dietas ricas em verduras, legumes e frutas, são todas coisas muito importantes aqui para tentar diminuir a incidência da doença.
Fernando Maluf ressalta ainda que os exames são muito importantes não somente para o diagnóstico do câncer, mas também para hipertensão, diabetes e pequenos problemas que podem ser tratados e controlados de maneira simples.