Maio Amarelo: ações de prevenção de acidentes no trânsito acontecem durante todo o mês | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
TRÂNSITO
Maio Amarelo: ações de prevenção de acidentes no trânsito acontecem durante todo o mês
Ações são organizadas pela AMC em Fortaleza, mas a campanha é de âmbito nacional.
Redação GCMAIS
Postado em 3 de maio de 2022
Maio Amarelo: ações de prevenção de acidentes no trânsito acontecem durante todo o mês
Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha do Maio Amarelo deste ano pretende promover ações ao longo de todo o mês para prevenir acidentes e conscientizar a população acerca do alto índice de mortes e lesões no trânsito.

Em Fortaleza, uma das ações voltadas para a campanha foi o lançamento do Plano Municipal de Segurança no Trânsito, que pretende continuar as atividades que conseguiram resultados positivos na segurança viária, reduzindo pela metade a quantidade de mortes no período de dez anos.

Educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vão realizar mobilizações com faixas nos cruzamentos, distribuição de panfletos e fitas amarelas para serem afixadas nos retrovisores.

Além disso, haverá cursos de pilotagem segura voltados para motociclistas e ciclistas e também ações do Comando Maio Amarelo, que vão acontecer semanalmente com abordagem específica do movimento que alerta para a importância do respeito às normas de circulação.

Para incentivar o uso de bicicletas em Fortaleza, no Dia Nacional de Bike ao Trabalho o passe do Bicicletar será gratuito.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Através do projeto Bike Sem Barreiras, pessoas com mobilidade reduzida, deficiência física ou autismo terão oportunidade de passear em bicicletas adaptadas. O projeto será sempre aos sábados, ao lado do Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, de 8h às 12h.

Agentes da autarquia também vão percorrer bares e restaurantes da capital cearense com abordagens lúdicas, alertando para os riscos de beber e dirigir, através da ação AMC nos Bares.

A operação Lei Seca será fortalecida ao longo de todo o mês para reduzir e evitar práticas irregulares e aumentar a segurança nas via, promovendo testes de etilômetro a qualquer hora do dia ou da noite.

O projeto AMC nas Escolas promove visitas a instituições públicas de ensino, com jogos de tabuleiro e teatro de fantoches para reforçar desde a infância os direitos e deveres no trânsito, atentando para o respeito entre os diversos modais e a segurança.

A programação do mês se encerra com o Seminário de Preservação de Vidas de Trânsito. No evento serão divulgados o Relatório Anual de Segurança Viária e o resultado do Prêmio AMC de Mobilidade Urbana, concurso destinado a estudantes da rede pública de ensino que incentiva ideias ao tema.

Leia mais | AMC realiza campanha para estimular o respeito aos autistas no trânsito

Sobre a Campanha Maio Amarelo

A campanha Maio Amarelo é realizada todos os anos e faz parte de um movimento nacional entre Poder Público e sociedade civil. A ideia é promover a mudança de comportamento e respeito ao próximo, com o objetivo de diminuir as estatísticas referentes a mortes e sinistros no trânsito, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário