Ícone do site Portal GCMAIS

Quatro municípios cearenses são pioneiros na aplicação de testes rápidos para hanseníase no Brasil

Quatro municípios cearenses são pioneiros na aplicação de testes rápidos para hanseníase no Brasil

Em Fortaleza, ao longo do ano de 2020, foram diagnosticados 352 casos da doença. Foto: SMS de Mesquita/RJ

Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Sobral se tornaram os primeiros municípios contemplados com os testes rápidos para a detecção de hanseníase no Brasil. Isso foi possível graças a uma junção de esforços entre Governo do Estado, Ministério da Saúde, da NHR Brasil e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, capaz de acometer os nervos periféricos, as mucosas e a pele. A enfermidade pode ser curada quando corretamente diagnosticada e tratada.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a iniciativa auxilia na detecção precoce da patologia e fortalece o direcionamento assertivo à assistência e reduz a incidência de sequelas, deformidades e complicações irreversíveis.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explicou que os atendimentos em Fortaleza acontecem através dos postos de saúde, onde são realizadas avaliações dos pacientes e agendamento de consultas médicas para os casos suspeitos. Os agentes comunitários de saúde (ACS) também realizam busca ativa de sintomáticos dermatológicos, com o objetivo de identificar precocemente as pessoas que apresentam sinais da hanseníase.

Publicidade

Leia também | Programa Fortaleza + Futuro abre oportunidades de vagas em 41 cursos gratuitos

“Durante a busca ativa realizada, a identificação de novos casos com lesões sugestivas à doença é encaminhada para o posto de saúde de referência, onde é realizada consulta médica para confirmar ou descartar o diagnóstico. Os casos confirmados já iniciam o tratamento”, afirmou a SMS em nota.

Em Fortaleza, ao longo do ano de 2020, foram diagnosticados 352 casos da doença. Em 2021, foram totalizados 315 casos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A partir do segundo semestre de 2022, haverá a ampliação para outros municípios para além de Fortaleza, Sobral, Caucaia e Sobral. Devem acontecer treinamentos, orientações e um cronograma específico a ser cumprido.

Sair da versão mobile